Itens para a visualização no momento 1-14 of 14

    • Concepções de Currículo Integrado nas práticas curriculares do PROEJA 

      Silva, Gerlangi da Conceição; http://lattes.cnpq.br/2360613976324327 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPTBrasil, 2023-10-05)
      Esta pesquisa tem por objetivo geral compreender as concepções de currículo integrado nas práticas curriculares do Curso Técnico em Refrigeração e Climatização na modalidade Integrado PROEJA, do Instituto Federal de Educação, ...
    • Educação estética nas práticas curriculares do Ensino Médio Integrado 

      Oliveira, Ana Cláudia Tabosa Mendes de; http://lattes.cnpq.br/9755024343819552 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2020-10-02)
      Os desafios enfrentados pelos professores na busca por experiências estéticas exitosas nos ambientes pedagógicos do Ensino Médio são enormes, pois muitas instituições de ensino direcionam as atividades escolares com o ...
    • Educação Profissional e Tecnológica: avaliação do ensino como instrumento de gestão para a permanência escolar 

      Costa, Denise Pires de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9376747413236581 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2020-02-14)
      Esta dissertação busca compreender os limites e possibilidades da avaliação do ensino, enquanto instrumento de gestão do Programa de Acesso, Permanência e Êxito do IFPE (PROIFPE, na linha de ação Permanência), para a ...
    • Ensino médio integrado e formação cidadã: o exercício do controle social a partir do acesso à informação pública 

      Oliveira, Maria Dayana Lopes de; http://lattes.cnpq.br/7010022072715381 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2020-11-04)
      Essa pesquisa tem como objetivo principal compreender como o exercício do controle social a partir do acesso à informação pública pode contribuir para a formação cidadã dos estudantes do Ensino Médio Integrado em uma ...
    • Evasão escolar: representações sociais construídas por estudantes evadidos do Curso Técnico Subsequente em Eletroeletrônica do IFPE – Campus Afogados da Ingazeira 

      Araújo, Edclecia Barbosa de; http://lattes.cnpq.br/7637292962064863 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaBrasil, 2022-07-01)
      A evasão escolar atinge todos os níveis e modalidades de ensino, incluindo a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Nesta pesquisa, tivemos, como objetivo geral, analisar as representações sociais de evasão escolar ...
    • A ética ambiental na formação cidadã do gestor ambiental 

      Silva, Katiucha Fernanda; http://lattes.cnpq.br/5182052824391459 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2019-08-12)
      Tendo em vista a importância da ética ambiental para uma formação cidadã e o papel social exercido pelo gestor ambiental no enfrentamento dos dilemas apresentados pelo desenvolvimento econômico sustentável, nessa dissertação ...
    • Gestão democrática na EPT: reflexões sobre a participação de egressos e egressas na vida institucional 

      Silva, Márcia Girlene e; http://lattes.cnpq.br/6209607361271127 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-26)
      Embora a existência de um regulamento de acompanhamento de egressos como parte de uma política institucional no IFPE seja realidade, sua implementação ainda não é efetiva, seja por desconhecimento dos agentes institucionais ...
    • Gestão democrática: participação docente na gestão do currículo do ensino médio integrado 

      Vidal, Gerciane Rondônia; http://lattes.cnpq.br/3346451140984277 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-31)
      Esta pesquisa teve como objeto de estudo a gestão democrática e sua relação com a gestão do currículo. A investigação teve como objetivo geral analisar as formas de participação dos docentes no processo de tomada de ...
    • Leitura e tecnologia: uma proposta de criação de book trailers com discentes do curso técnico em computação gráfica subsequente do Instituto Federal de Pernambuco – Campus Olinda. 

      Almeida, Lucas Rodrigo Santos de; http://lattes.cnpq.br/4652931450504259 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2019-05-07)
      Por volta de 2010, editoras brasileiras começaram a divulgar e vender livros por meio de uma nova tecnologia intitulada book trailers. Nessa ferramenta audiovisual, as editoras integram: literatura, cinema e tecnologia ...
    • Narrativas de mulheres-engenheiras sobre formação profissional e mundo do trabalho: reflexões e contribuições para o curso de Engenharia Civil de um Instituto Federal 

      Nunes, Denise Valéria Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4934664168415593 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2019-07-10)
      Apesar das conquistas femininas, no âmbito de sua inserção na academia e no mundo do trabalho, percebe-se uma maior ocupação de mulheres em cursos e postos de trabalho que remetem à extensão de atribuições construídas ...
    • As percepções de estudantes da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional e Tecnológica (PROEJA) sobre a inclusão digital ao longo da formação 

      Freitas, Tatiana Lira de; http://lattes.cnpq.br/2895800024820707 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-18)
      Esta pesquisa de mestrado profissional tem por objetivo geral compreender as percepções dos estudantes da educação de jovens e adultos integrada à educação profissional e tecnológica sobre a inclusão digital ao longo da ...
    • Práticas argumentativas em uma abordagem interdisciplinar no Ensino Médio Integrado 

      Silva, Vanessa Patrícia Sabino da; http://lattes.cnpq.br/9615440645370745 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2021-04-26)
      No contexto do Ensino Médio Integrado, constitui-se como um grande desafio enfrentar o dualismo teoria e prática no que tange à abordagem interdisciplinar. Neste cenário, para promover um projeto pedagógico globalizador, ...
    • A produção textual em linhas de argumentação como prática integradora no Ensino Médio Integrado 

      Melo Neto, Antonio Jesus Souza; http://lattes.cnpq.br/2950459234165489 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2019-08-14)
      Esta pesquisa objetiva compreender a produção textual baseada em linhas de argumentação como prática curricular integradora, através do discurso do estudante do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do ...
    • Relação teoria e prática na formação do técnico em edificações no ensino médio integrado 

      Pontes, Isabel Ribeiro de Melo; http://lattes.cnpq.br/0157592366056922 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-07-04)
      Esta pesquisa tem por objetivo geral analisar a relação teoria e prática na formação dos estudantes do Curso Técnico em Edificações, Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) ...