Evasão escolar: representações sociais construídas por estudantes evadidos do Curso Técnico Subsequente em Eletroeletrônica do IFPE – Campus Afogados da Ingazeira
Visualizar/ Abrir
Data
2022-07-01Autor
Araújo, Edclecia Barbosa de
http://lattes.cnpq.br/7637292962064863
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A evasão escolar atinge todos os níveis e modalidades de ensino, incluindo a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Nesta pesquisa, tivemos, como objetivo geral, analisar as representações sociais de evasão escolar construídas por estudantes evadidos do Curso Técnico Subsequente em Eletroeletrônica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco Campus Afogados da Ingazeira. Construímos duas categorias teóricas. A primeira, organizada em duas subcategorias, trata do fenômeno da evasão escolar na Educação Profissional e Tecnológica. A segunda está ancorada nos postulados da Teoria das Representações Sociais, originada por Serge Moscovici. A pesquisa é de natureza qualitativa e foi desenvolvida em duas etapas. Na primeira, utilizamos, como instrumento de coleta, a entrevista projetiva e tivemos como participantes 04 estudantes evadidos. Na segunda, em que participaram 03 dos estudantes da primeira etapa, utilizamos a entrevista episódica. Para a análise dos depoimentos coletados nas duas etapas, utilizamos a Técnica de Análise de Conteúdo Categorial Temática. Os resultados mostraram que o conteúdo das representações sociais de evasão escolar construídas por estudantes evadidos do curso de Eletroeletrônica envolve a dicotomia entre teoria e prática, a falta de identificação com o curso e o nível de dificuldade do curso. Esse conteúdo representacional está interligado aos fatores que mobilizaram as evasões, compreendendo dimensões de ordem institucional, externos à instituição e pessoal do estudante. As representações sociais de evasão construídas pelos participantes chamam atenção para a importância da relação teoria e prática nos processos de ensino e aprendizagem na Educação Profissional Técnica de Nível Médio, especificamente no Curso Técnico Subsequente em Eletroeletrônica. Os resultados reforçam que essa relação deve ocorrer dialeticamente, numa troca mútua de colaboração, pois o objetivo dos Institutos Federais é a formação integral dos estudantes. Em atendimento à exigência dos mestrados profissionais, a partir dos resultados da pesquisa, desenvolvemos, como Produto Educacional, o documentário “No meio do caminho”, com o objetivo de favorecer reflexões sobre o fenômeno da evasão escolar que possibilitem condições para (re)pensar o ensino na Educação Profissional e Tecnológica. O recurso poderá ser utilizado em espaços de formações pedagógicas para professores e também para a comunidade escolar. A avaliação do Produto foi
realizada por dois grupos: primeiro, por participantes da pesquisa; segundo, por docentes que atuam no mesmo eixo tecnológico do curso foco da pesquisa. Ambos os grupos avaliaram o documentário positivamente, contribuíram para o seu aprimoramento, e deram sugestões que reforçaram a necessidade de novos estudos. A discussão em torno das representações sociais de evasão escolar construídas por estudantes evadidos fomentada neste trabalho faz refletir sobre a importância dos princípios norteadores na Educação Profissional e Tecnológica. Este estudo, além de contribuir com a construção do conhecimento sobre evasão escolar e desenvolver um Produto Educacional que poderá colaborar em processos de formação de professores e demais atores escolares, poderá suscitar reflexões e sensibilidades no processo de construção de políticas públicas educacionais para a Educação Profissional e Tecnológica, especialmente para os cursos Técnicos Subsequentes, de modo a garantir o acesso e a permanência dos estudantes
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: