Concepções de Currículo Integrado nas práticas curriculares do PROEJA
Visualizar/ Abrir
Data
2023-10-05Autor
Silva, Gerlangi da Conceição
http://lattes.cnpq.br/2360613976324327
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa tem por objetivo geral compreender as concepções de currículo integrado nas práticas curriculares do Curso Técnico em Refrigeração e Climatização na modalidade Integrado PROEJA, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – Campus Recife. Especificamente, pretende: analisar as concepções de currículo integrado em documentos normativos e institucionais; identificar as concepções de currículo integrado no discurso dos docentes; analisar a percepção dos gestores sobre a materialização dos princípios do currículo integrado nas práticas curriculares; e elaborar um produto educacional composto por um Caderno Pedagógico que aborde os princípios e as concepções de currículo integrado e desenvolva proposições de práticas curriculares integradoras. A metodologia utilizada nessa pesquisa tem uma abordagem qualitativa, com realização de pesquisa documental e pesquisa de campo. Inicialmente foi realizada a pesquisa exploratória por meio da análise de documentos normativos e institucionais. Em seguida, foi aplicado um Questionário Misto com 21 professores que lecionam no Curso e uma Entrevista Semiestruturada com o coordenador do curso e a pedagoga que acompanha o curso. Para análise dos dados colhidos nos documentos institucionais e normativos, nas perguntas abertas do questionário misto e nas entrevistas, utilizamos a análise de conteúdo categorial, assim como a análise estatística descritiva para as perguntas fechadas. A partir dos resultados da pesquisa documental e de campo, aplicamos o Caderno Pedagógico e o Questionário de Avaliação da Aplicabilidade do Produto Educacional com os participantes da pesquisa, com vistas a contribuir com a materialização do currículo integrado no PROEJA. Os resultados da pesquisa documental indicaram que os documentos, em sua maioria, trazem as concepções de currículo integrado que defendem a formação humana integral numa perspectiva histórica e sociocultural. Entretanto, os resultados da pesquisa de campo indicaram que o discurso dos docentes enfatiza a formação instrumental para o mercado de trabalho, e que as práticas pedagógicas não têm promovido a materialização dos princípios do currículo integrado, porque os princípios são preconizados teoricamente, mas não se consolidam nas práticas curriculares. O discurso dos participantes permitiu concluir que as práticas curriculares desenvolvidas no Curso se distanciam da proposta da formação humana integral, pois são baseadas na justaposição dos componentes curriculares da formação geral e da formação técnica, não havendo ainda uma integralização curricular
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: