Relação teoria e prática na formação do técnico em edificações no ensino médio integrado
Visualizar/ Abrir
Data
2022-07-04Autor
Pontes, Isabel Ribeiro de Melo
http://lattes.cnpq.br/0157592366056922
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa tem por objetivo geral analisar a relação teoria e prática na formação dos
estudantes do Curso Técnico em Edificações, Integrado do Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – Campus Recife. Especificamente, pretende:
identificar nos documentos normativos e institucionais as orientações sobre o desenvolvimento
das práticas profissionais; compreender a relação teoria e prática no desenvolvimento das
práticas profissionais na formação do técnico em edificações; planejar um produto educacional
composto por vídeos, que promova a integração entre teoria e prática. A metodologia utilizada
na pesquisa tem uma abordagem qualitativa, com realização de pesquisa documental e pesquisa
de campo. Primeiramente foi realizada, como pesquisa exploratória, a análise em documentos
normativos e institucionais. Em seguida, foi aplicado um Questionário Misto, com o
coordenador do curso, o orientador geral de estágio e a pedagoga, que acompanha o curso, e
um segundo Questionário Misto com os estudantes concluintes que realizaram o estágio
curricular supervisionado nos anos de 2018 e 2019. Como técnica de análise de dados colhidos
nos documentos normativos e institucionais e nas perguntas abertas do Questionário Misto, foi
utilizada a técnica da análise de conteúdo de natureza indutiva nos fundamentos, em Bardin
(1979), e no modo proposto por Esteves (2006), para a análise de conteúdo temático, assim
como a análise estatística, descritiva para as perguntas fechadas (GIL 2008). Como resultado
da pesquisa documental e de campo, foram aplicados com os sujeitos da pesquisa o Produto
Educacional composto por uma Playlist de vídeos, que demonstra a execução dos serviços das
etapas das obras da construção civil, e o Questionário de Avaliação da Aplicação do Produto
Educacional, com vistas à incorporação dessa metodologia de ensino ao Projeto Pedagógico do
Curso (PPC), contribuindo com a integração entre teoria e prática no processo de ensino e
aprendizagem. Conclui-se que, na formação do técnico em edificações, a relação teoria e prática
ainda não está sendo desenvolvida como prevista nas diretrizes do Projeto Pedagógico do Curso
Técnico em Edificações, Integrado do IFPE – Campus Recife
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: