Navegação por assunto "CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO"
Itens para a visualização no momento 21-40 of 53
-
A formação do sujeito ecológico no Instituto Capibaribe
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPECampus RecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2016-10-31)O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo acerca de como a formação do sujeito ecológico acontece no Instituto Capibaribe. A partir das bases teóricas que fundamentam esse trabalho, foi possível realizar ... -
A formação do sujeito ecológico no Instituto Capibaribe
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPECampus RecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2016-10-31)O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo acerca de como a formação do sujeito ecológico acontece no Instituto Capibaribe. A partir das bases teóricas que fundamentam esse trabalho, foi possível realizar ... -
Gênero e diversidade sexual: as experiências de estudantes LGBTI+ na Educação Profissional e os desafios no mundo do trabalho
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2020-11-09)Este estudo teve como objetivo compreender as experiências de estudantes LGBTI+ na educação profissional e os desafios enfrentados no mundo do trabalho e tem como campo de estudo o Instituto Federal de Pernambuco – Campus ... -
A implementação da ação afirmativa de cotas étnico-raciais no Ifpe: um olhar sobre a Comunidade Quilombola do Castainho
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2019-08-12)Considerando que sete anos se passaram da promulgação da Lei nº 12.711/2012, mais conhecida por “Lei de Cotas”, esta pesquisa busca compreender os impactos causados por esta Ação Afirmativa de Cotas Étnicos-raciais na ... -
A inclusão de estudantes com deficiência na Educação Profissional e Tecnológica
(O autor., 2022-08-25)O minicurso “A Inclusão de estudantes com deficiência na Educação Profissional e Tecnológica” é o Produto Educacional construído a partir dos resultados obtidos na pesquisa de Mestrado Profissional em Educação Profissional ... -
Inclusão de estudantes com deficiência: representações sociais construídas por professores(as) de cursos técnicos subsequentes
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-25)A temática da inclusão da pessoa com deficiência vem sendo discutida em diferentes segmentos da sociedade. Nesta pesquisa, buscamos analisar as representações sociais de inclusão de discentes com deficiência construídas ... -
Inclusão dos estudantes com deficiência visual na Educação Profissional e Tecnológica no IFPE – Campus Recife
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-19)Este estudo visa compreender a relação ensino e aprendizagem na inserção do estudante com deficiência visual no ambiente da educação profissional e tecnológica, discutindo as políticas públicas voltadas a tais pessoas, ... -
Inclusão dos estudantes com transtorno e déficit de atenção (TDAH) e abordagens didáticas nas aulas de Ciências da Natureza
(BarreirosBrasil, 2023-12-27)Atualmente, muito se ouve sobre as especificidades que envolvem o funcionamento cerebral atípico do ser humano. Neste universo, situa-se uma população que apresenta o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), ... -
O jogo a partir da perspectiva crítico superadora nas aulas de educação física do ensino médio integrado: desafios e possibilidades.
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2019-07-04)Esta pesquisa visou compreender o papel da Educação Física no Ensino Médio Integrado, a partir na Perspectiva Crítico-Superadora, entendendo os desafios e possibilidades para a apropriação da Cultura Corporal. Foram tomados ... -
Juventude e educação profissional: sentidos atribuídos ao curso técnico em Informática para Internet integrado ao Ensino Médio
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaBrasil, 2021-08-31)Esta pesquisa teve como objetivo compreender os sentidos atribuídos ao Ensino Médio Integrado e como estes se articulam com a construção dos projetos de vida dos estudantes do Curso Técnico em Informática para Internet ... -
Leitura e tecnologia: uma proposta de criação de book trailers com discentes do curso técnico em computação gráfica subsequente do Instituto Federal de Pernambuco – Campus Olinda.
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2019-05-07)Por volta de 2010, editoras brasileiras começaram a divulgar e vender livros por meio de uma nova tecnologia intitulada book trailers. Nessa ferramenta audiovisual, as editoras integram: literatura, cinema e tecnologia ... -
Letramento informacional: o papel educativo do bibliotecário como suporte as práticas de pesquisa no ensino médio integrado
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2023-10-27)A pesquisa teve por objetivo verificar como o desenvolvimento de um caderno digital orientativo contribui para promover o letramento informacional, e assim, desenvolver habilidades de pesquisa nos estudantes de ensino ... -
Letramentos Informacional e Digital na Pesquisa Escolar na Educação Profissional e Tecnológica: um estudo com discentes do Instituto Federal de Pernambuco – Campus Paulista
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-22)Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender os aspectos dos Letramentos Informacional e Digital na prática da Pesquisa Escolar nos discentes da Educação Profissional e Tecnológica. Possui como problema de pesquisa ... -
Manguezal como espaço de teoria e práticas de educação ambiental
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPECampus RecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2019-02-27)A educação ambiental vem se destacando por vários anos pelo seu teor inovador, renovando ainda mais seus estudos, projetos, pesquisas, trabalhos, mesas redondas, entre outros, cuja a preocupação consiste em cuidar e ... -
(–) Meu sonho era vestir essa blusa (–): percepções das pessoas idosas estudantes do IFPE Campus Recife sobre as ações inclusivas para a população idosa na política de assistência estudantil
(Os autores, 2023-10-02)Este produto educacional é fruto da pesquisa realizada para elaboração da dissertação de mestrado em educação profissional e tecnológica, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco ... -
Meu sonho era vestir essa blusa: percepções das pessoas idosas estudantes do IFPE Campus Recife sobre as ações inclusivas para a população idosa na política de assistência estudantil
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPTBrasil, 2023-10-02)O direito à educação ao longo da vida é assegurado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB), Lei n.9.394 de 20 de dezembro de 1996, e também no Estatuto da Pessoa Idosa (EPI), Lei n.10.741 de 1º de outubro ... -
Motivação autodeterminada dos professores das áreas de ciências exatas, da terra e biológicas
(IpojucaBrasil, 2021-01-08)A motivação autodeterminada pode ser fundamentada em tipos ou pela qualidade da motivação de um indivíduo, bem como por sua quantidade. Este processo psicológico básico pode prever resultados importantes para a saúde ... -
O museu como estratégia de educação ambiental: um estudo do Instituto Ricardo Brennand
(RecifeBrasil, 2022-01-26)A educação ambiental se apoia em uma complexa rede de fatores políticos, econômicos, culturais e científicos para a tomada de consciência. A Educação Ambiental como disciplina que se transmite tanto pela educação formal ... -
O núcleo de gênero e diversidade e a população LGBTQIA+: rupturas, avanços e tensões no cotidiano de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2020-12-18)Este estudo dá centralidade às orientações sexuais e identidades de gênero não hegemônicas, reconhecidas em suas dimensões sociais, culturais e políticas, no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica, considerando-se ... -
Observatório da Permanência Escolar Ensino Médio Integrado à EPT
(Os autores., 2023-10-24)Este é o projeto de um Protótipo da Plataforma Institucional, denominada Observatório Permanência Escolar Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, fundamentado nos resultados da pesquisa do mestrado “Permanência ...