Manguezal como espaço de teoria e práticas de educação ambiental
Visualizar/ Abrir
Data
2019-02-27Autor
Santos, Isabela Michelly Gomes dos
http://lattes.cnpq.br/4464351360709143
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A educação ambiental vem se destacando por vários anos pelo seu teor inovador, renovando ainda mais seus estudos, projetos, pesquisas, trabalhos, mesas redondas, entre outros, cuja a preocupação consiste em cuidar e conscientizar para valorização do ambiente pela população e efetuar mudanças de hábitos. A educação vem a cada dia tentando incorporar ações e metas para que o cidadão desenvolva essa relação com o meio ambiente de forma a gerar menos impacto. O Brasil possui um vasto território que é ocupado pelo manguezal, um habitat que possui alto poder econômico, além de riqueza para várias espécies animais. No Recife o manguezal está localizado na região metropolitana e vem sofrendo grandes degradações devido a forma irregular de uso e ocupação do solo e falta de conservação e preservação. De nada adianta falar em preservar o manguezal se a própria população que está inserida nele, não compreende e não sabe da sua importância, sendo um desafio para os educadores, que tem uma relação de vivência didática podendo realizar o saber pedagógico de forma global e sistêmica, dentro e fora da sala de aula. Foram selecionadas três escolas municipais da cidade do Recife, sitiadas pelo ecossistema manguezal, com o intuito de conhecer a relação da escola com este ecossistema para base de práticas pedagógicas. Foi elaborado e aplicado um questionário aos professores com perguntas a respeito de suas práxis. Baseado nos questionários o produto desta dissertação consistiu na criação de um catálogo contendo artigos científicos, cartilhas, livros e e-books para auxiliar os professores em sala de aula, visando facilitar as percepções e práticas dos estudantes em atividades de educação ambiental envolvendo o manguezal, ecossistema onde as escolas estão inseridas