A formação do sujeito ecológico no Instituto Capibaribe
Data
2016-10-31Autor
Silva, Verônica Maria Rodrigues da
http://lattes.cnpq.br/8829236278807246
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo acerca de como a formação do sujeito ecológico acontece no Instituto Capibaribe. A partir das bases teóricas que fundamentam esse trabalho, foi possível realizar uma pesquisa e uma análise dos dados construídos, utilizando-se a metodologia da análise narrativa. Os resultados encontrados contribuíram para que se compreendesse como os processos educativos do colégio ajudam na formação ecológica de seus estudantes. Gestoras, docentes e estudantes, participantes da pesquisa, apresentaram narrativas que mostram claramente a proposta pedagógica do Instituto Capibaribe. Documentos como o projeto político pedagógico do colégio e as suas bases referenciais também ajudaram a compreender como os processos educativos acontecem, incluindo os projetos anuais, que fazem com que todos se envolvam e possam aprender uns com os outros. Através desse estudo foi possível identificar que a autonomia, a criticidade, a espontaneidade e criatividade contribuem para a formação de sujeitos ecológicos no colégio, fazendo com que seus estudantes tenham uma formação integral e saiam preparados para enfrentar as questões socioambientais presentes no nosso dia a dia.