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    O museu como estratégia de educação ambiental: um estudo do Instituto Ricardo Brennand

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    Trabalho de Conclusão de Curso (1.798Mb)
    Data
    2022-01-26
    Autor
    Marinho, Pedro Henrique Monteiro
    http://lattes.cnpq.br/7592636510137476
    Metadata
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    Resumo
    A educação ambiental se apoia em uma complexa rede de fatores políticos, econômicos, culturais e científicos para a tomada de consciência. A Educação Ambiental como disciplina que se transmite tanto pela educação formal e não formal e alicerçada em processos contínuo e permanente de ação no meio ambiente, não sendo concebida apenas como um conteúdo escolar. Assim, os museus são espaços possíveis para experiências de ensino e aprendizado de educação ambiental indo além da mera complementaridade do ensino escolar. É fato que ambos os espaços possuem especificidades muitas vezes não alinhadas na perspectiva pedagógica, mas possibilita a realização de experiências concretas de educação ambiental de forma criativa e inovadora por diversos segmentos da população e níveis de formação. O objetivo do trabalho foi analisar o potencial do Instituto Ricardo Brennand, referência no estado de Pernambuco como Museu de Artes, como lugar não formal de educação próprio para o debate ambiental, capaz de promover um local de lazer e cultura focalizando práticas relacionadas à Educação Ambiental e visando investigar os saberes relativo a Educação Ambiental que podem se fazer presentes a partir do acervo disponível, da didática docente e das estratégias do Instituto RB nesta perspectiva. A metodologia para a realização dos objetivos definidos inclui uma breve revisão de literatura sobre a educação ambiental nos museus, visita técnica para pesquisa qualitativa das obras de Frans Post do acervo como elemento para evocar o debate ambiental e sobre a atuação do museu nessa perspectiva. Esse destrinchar de temas, no entanto exigirá do docente mais sagacidade para manter o foco em torno da questão ambiental, visto que é muito raro que a observação de objeto próprios da arte e cultura enveredar por temas transversais aos resplandecentes, como história, antropologia e sociologia. Percebe-se, então que com um olhar mais aguçado, podese debater, vegetação, fauna, uso da água, do solo, modelos agrícolas, de diferentes modos e detalhes próprios para cada público ou série de alunos. É importante que a dimensão pedagógica para com o meio ambiente seja incorporada aos projetos desde o planejamento das atividades, para que este interesse institucional estimule os discentes a tratar tal questão no espaço museus. É para além do conteúdo programático, como cita a lei de Educação Ambiental, cumpre a função social de discutir sobre meio ambiente nos mais diversos espaços. Assim, as parcerias entre os museus e as escolas, por exemplo, devem ser pautadas na perspectiva de conhecer essas especificidades pedagógicas, além de reconhecer a importância do acervo que possuem, pois é especialmente na perspectiva da ampliação da cultura que os museus podem auxiliar na alfabetização ambiental dos cidadãos. Conforme a tabela 2 dos dados das visitas ao Museu, podemos observar a quantidade de 160.442 visitas ao Museu nos meses de janeiro até dezembro no ano de 2019.Nesse sentido, é nítido o interesse do público acadêmico para tomada de conhecimento e de liberdade de expressão.
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/910
    Collections
    • Tecnólogo em Gestão Ambiental
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