Itens para a visualização no momento 124-143 of 159

    • Potencialidades e desafios das energias renováveis para o desenvolvimento sustentável: uma análise do programa de certificação de energia renovável no Brasil 

      Gomes, Wedja Maria Barbosa; http://lattes.cnpq.br/8431443076866279 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPECampus RecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2018-09-21)
      Diante da necessidade de diversificação da matriz elétrica foi criado o Programa REC Brazil, Programa brasileiro de certificação de energia renovável, que garante que cada Certificado de Energia Renovável (REC) adquirido, ...
    • Prática curricular docente no PROEJA/FIC: contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para a formação omnilateral 

      Cavalcanti, Giselli Kézia Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3515878698366382 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-24)
      Esta pesquisa se inscreve no debate sobre as práticas curriculares desenvolvidas no âmbito dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) ofertados pelo Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à ...
    • Prática docente na formação do estudante pesquisador: a alfabetização científica no Ensino Médio Integrado 

      Figueiredo, Karla Almeida de; http://lattes.cnpq.br/4021240926205955 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaBrasil, 2022-08-29)
      O presente estudo aborda a importância da pesquisa científica no ensino médio integrado, tomando por base as teorias sobre Metodologia de Pesquisa e Alfabetização Científica. O objetivo principal deste trabalho é avaliar ...
    • Práticas argumentativas em uma abordagem interdisciplinar no Ensino Médio Integrado 

      Silva, Vanessa Patrícia Sabino da; http://lattes.cnpq.br/9615440645370745 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2021-04-26)
      No contexto do Ensino Médio Integrado, constitui-se como um grande desafio enfrentar o dualismo teoria e prática no que tange à abordagem interdisciplinar. Neste cenário, para promover um projeto pedagógico globalizador, ...
    • Práticas de letramento no PROEJA Mulheres: o uso de gêneros textuais como contribuição para o desenvolvimento da aprendizagem dos discentes 

      Oliveira, Ana Laura Barbosa de; https://lattes.cnpq.br/3213722169124573 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPEBrasil, 2023-10-24)
      Esta dissertação teve como objetivo compreender e averiguar de que modo as práticas de letramento vivenciadas nas salas do PROEJA, tendo como fio condutor a leitura e a escrita apoiadas pelo uso de gêneros textuais contribuem ...
    • Práticas docentes de enfermeiras que atuam na Educação Profissional e Tecnológica 

      Santos, Taciana da Silva; http://lattes.cnpq.br/3807700591596659 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2019-08-29)
      Ao considerar que os enfermeiros são os principais responsáveis pelo processo de formação dos profissionais de Enfermagem de nível médio e que essa formação deve superar as dificuldades e os desafios que surgem ao longo ...
    • As práticas docentes vinculadas à diversidade étnico-racial no Ensino Médio Integrado à formação técnica em Segurança do Trabalho 

      Severo, Monick Alves de Moura; https://lattes.cnpq.br/8326269262224451 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPEBrasil, 2023-10-30)
      A pesquisa de mestrado tem como principal objetivo analisar as práticas docentes para a diversidade étnico-racial no Ensino Médio Integrado (EMI) à formação técnica em Segurança do Trabalho, no Instituto Federal de Pernambuco ...
    • Práticas e estratégias de educação ambiental aplicadas a caatinga 

      Santos, Dione Dulcinea; http://lattes.cnpq.br/6714770883917723 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERecifePrograma de Mestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2023-02-13)
      Este trabalho teve como objetivo analisar políticas públicas e propostas educativas que visassem a conservação e a recuperação do bioma caatinga em Pernambuco. Nosso foco foi identificar, em literatura atual, os impactos ...
    • O processo de formação socioambiental da Escola Estadual de Referência Professor Alfredo Freyre - Recife - PE - Brasil: um olhar ecopedagógico sobre resíduos sólidos 

      Barbosa, Emanuel Nascimento; http://lattes.cnpq.br/5425219482110330 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPECampus RecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2015-08-28)
      Esta pesquisa é estudo de caso que tem como objetivo geral analisar o processo de formação socioambiental dos estudantes da Escola de Referencia em Ensino Médio Professor Alfredo Freyre, localizada no bairro de Água Fria, ...
    • Produção de biocarvão com propriedades adsorventes proveniente de lodo biológico de Estação de Tratamento de efluentes industriais 

      Ferreira, Victor Vinhal; http://lattes.cnpq.br/8503729584039883 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERecifePrograma de Mestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2022-08-22)
      O lodo biológico gerado durante o processo de tratamento de efluentes industriais constitui um dos principais resíduos de uma refinaria. Aliado a isto, hidrocarbonetos como tolueno são continuamente liberados no meio ...
    • Produção de biogás a partir de resíduos de alimentos: uma proposta para um restaurante em Recife, PE 

      Paixão, Simone Karine Silva da; http://lattes.cnpq.br/6430080625366889 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPECampus RecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2018-04-27)
      Diversas pesquisas vêm sendo desenvolvidas com o aproveitamento dos resíduos alimentares para a produção do biogás como fonte de energia limpa e seu reaproveitamento como combustível e geração de energia. Todo processo de ...
    • A produção textual em linhas de argumentação como prática integradora no Ensino Médio Integrado 

      Melo Neto, Antonio Jesus Souza; http://lattes.cnpq.br/2950459234165489 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2019-08-14)
      Esta pesquisa objetiva compreender a produção textual baseada em linhas de argumentação como prática curricular integradora, através do discurso do estudante do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do ...
    • Proposição de um índice para avaliação de projetos de recuperação de áreas degradadas 

      Guimarães, Felipe Pinto; http://lattes.cnpq.br/4235481969455537 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPECampus RecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2019-09-24)
      Projetos de Recuperação de Áreas Degradadas (PRADs) são importantes iniciativas dentro da condução de processos de reparação ambiental decorrentes da apuração de infrações cometidas em razão de supressão ou intervenção ...
    • Proposições para o gerenciamento do uso de agrotóxicos utilizados na bacia hidrográfica do Natuba, Vitória de Santo Antão, Pernambuco 

      Marques, Jonathas Gomes de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/5660568289427068 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPECampus RecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2017-11-16)
      A contaminação ambiental por agrotóxicos vem sendo crescentemente abordada por diversos autores na literatura e discutida pela sociedade civil, por causa do modo como as externalidade negativas, em todas as matrizes ...
    • Rede de cidades da aprendizagem - uma nova perspectiva de educação ambiental: estudo de caso do município de Jaboatão dos Guararapes - Pernambuco, Brasil 

      Pereira, Amanda Christina Gomes Tabosa; http://lattes.cnpq.br/1033842553558691 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPECampus RecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2018-06-08)
      Esta pesquisa apresenta discussões acerca da Política da Rede de Cidades da Aprendizagem e tem como objetivo analisar o processo de adesão e permanência do Município de Jaboatão dos Guararapes à Rede de Cidades de ...
    • A reestruturação do projeto pedagógico de Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio e a formação integral: o legado do Decreto nº 5154/2004 

      Araújo, Erika Brito Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/2247023844322124 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2021-04-22)
      O Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, implementado pela Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, tem como princípio a concepção de formação humana integral, fundamentada no trabalho como princípio ...
    • Relação teoria e prática na formação do técnico em edificações no ensino médio integrado 

      Pontes, Isabel Ribeiro de Melo; http://lattes.cnpq.br/0157592366056922 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-07-04)
      Esta pesquisa tem por objetivo geral analisar a relação teoria e prática na formação dos estudantes do Curso Técnico em Edificações, Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) ...
    • As relações entre as concepções de formação integral e seus impactos no desenvolvimento das aulas: um estudo sob a ótica dos docentes de um Campus do Instituto Federal de Pernambuco 

      Nascimento Júnior, José Roberto do; http://lattes.cnpq.br/5520294847732444 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2021-08-26)
      Os Institutos Federais são norteados por pilares como a formação humana integral, o trabalho como princípio educativo na perspectiva de oferecer uma formação omnilateral, pautada na indissociabilidade do ensino, da pesquisa ...
    • Reuso de águas residárias no processo de fabricação de tintas base água - subsídios de produção mais limpa (P+L) 

      Lima, Patrícia Jaqueline do Monte; http://lattes.cnpq.br/7732442305325937 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPECampus RecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2015-11-27)
      Este trabalho teve por objetivo avaliar a potencialidade do reúso de águas residuárias no processo de fabricação de tintas base água de uma indústria do Estado de Pernambuco sob a ótica da Produção Mais Limpa (P+L), ...
    • Roteiro metodológico de tomada de decisões para o incremento do desempenho ambiental de lavanderias têxteis 

      Cavalcanti, Fernanda Maria D'emery; http://lattes.cnpq.br/0563726059800357 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPECampus RecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2015-08-27)
      O mercado no qual se insere o setor têxtil demanda um alto nível de competitividade e atualização das empresas, ao mesmo tempo em que responde a diversos normativos ambientais devido a seu potencial de geração de ...