Rede de cidades da aprendizagem - uma nova perspectiva de educação ambiental: estudo de caso do município de Jaboatão dos Guararapes - Pernambuco, Brasil
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Data
2018-06-08Autor
Pereira, Amanda Christina Gomes Tabosa
http://lattes.cnpq.br/1033842553558691
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Esta pesquisa apresenta discussões acerca da Política da Rede de Cidades da Aprendizagem e
tem como objetivo analisar o processo de adesão e permanência do Município de Jaboatão
dos Guararapes à Rede de Cidades de Aprendizagem, conforme determinam as Políticas
Macroestruturadoras da UNESCO. Visa contribuir com a construção e consolidação do
projeto do referido município para sua inserção e permanência a esta Rede. Este trabalho
buscou apresentar um importante estudo de revisão de literatura, de análise documental, com
relevante contribuição propriamente social, visto que poderá contribuir diretamente com o
aprimoramento da gestão pública de Jaboatão dos Guararapes. Trata-se de um Estudo de
Caso, na perspectiva de Minayo (2001), o qual se debruça sobre as particularidades e
complexidade de uma política municipal contemporânea, compreendendo um caso singular,
permitindo assim, um estudo mais concreto. Para tanto, foram realizadas entrevistas com
gestores de educação, registros fotográficos do território e de escolas engajadas com a
Política, além de levantamentos bibliográficos acerca da referida temática. Os dados coletados
e analisados possibilitaram perceber que Jaboatão dos Guararapes já executa e implementa as
Características-chaves da Política da Rede de Cidades da Aprendizagem, determinadas pela
UNESCO. Entretanto, notou-se que não há uma sistematização e inexiste alguma política
municipal que referenda essa vinculação à mencionada Rede, bem como há ineficiência na
divulgação dessa política no território. Sendo assim, apresentamos, nas considerações deste
trabalho, como produto final, uma Carta de Intencionalidade, com sugestões de estratégias a
serem efetivadas pelo município, a fim de implementar essa política mundial no território,
bem como auxiliar na sistematização de ações que já são executadas e/ou sugerir novas ações
ao seu Plano de Metas para Rede de Cidades de Aprendizagem, com vistas a conceber esta
política, de modo perene, independentemente do gestor que esteja a frente do município.