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    Rede de cidades da aprendizagem - uma nova perspectiva de educação ambiental: estudo de caso do município de Jaboatão dos Guararapes - Pernambuco, Brasil

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    Dissertação (2.767Mb)
    Data
    2018-06-08
    Autor
    Pereira, Amanda Christina Gomes Tabosa
    http://lattes.cnpq.br/1033842553558691
    Metadata
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    Resumo
    Esta pesquisa apresenta discussões acerca da Política da Rede de Cidades da Aprendizagem e tem como objetivo analisar o processo de adesão e permanência do Município de Jaboatão dos Guararapes à Rede de Cidades de Aprendizagem, conforme determinam as Políticas Macroestruturadoras da UNESCO. Visa contribuir com a construção e consolidação do projeto do referido município para sua inserção e permanência a esta Rede. Este trabalho buscou apresentar um importante estudo de revisão de literatura, de análise documental, com relevante contribuição propriamente social, visto que poderá contribuir diretamente com o aprimoramento da gestão pública de Jaboatão dos Guararapes. Trata-se de um Estudo de Caso, na perspectiva de Minayo (2001), o qual se debruça sobre as particularidades e complexidade de uma política municipal contemporânea, compreendendo um caso singular, permitindo assim, um estudo mais concreto. Para tanto, foram realizadas entrevistas com gestores de educação, registros fotográficos do território e de escolas engajadas com a Política, além de levantamentos bibliográficos acerca da referida temática. Os dados coletados e analisados possibilitaram perceber que Jaboatão dos Guararapes já executa e implementa as Características-chaves da Política da Rede de Cidades da Aprendizagem, determinadas pela UNESCO. Entretanto, notou-se que não há uma sistematização e inexiste alguma política municipal que referenda essa vinculação à mencionada Rede, bem como há ineficiência na divulgação dessa política no território. Sendo assim, apresentamos, nas considerações deste trabalho, como produto final, uma Carta de Intencionalidade, com sugestões de estratégias a serem efetivadas pelo município, a fim de implementar essa política mundial no território, bem como auxiliar na sistematização de ações que já são executadas e/ou sugerir novas ações ao seu Plano de Metas para Rede de Cidades de Aprendizagem, com vistas a conceber esta política, de modo perene, independentemente do gestor que esteja a frente do município.
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/83
    Collections
    • Mestrado Profissional em Gestão Ambiental (MPGA)
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