Práticas e estratégias de educação ambiental aplicadas a caatinga
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Data
2023-02-13Autor
Santos, Dione Dulcinea
http://lattes.cnpq.br/6714770883917723
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Este trabalho teve como objetivo analisar políticas públicas e propostas educativas que
visassem a conservação e a recuperação do bioma caatinga em Pernambuco. Nosso foco foi
identificar, em literatura atual, os impactos existentes a fim de catalogar contribuições
publicadas em artigos científicos que pudessem fomentar a conservação do bioma em estudo
com o intuito de subsidiar ações de educação ambiental, utilizadas por professores e
multiplicadores que visem a formação de um sujeito ambientalmente consciente e agente local
de desenvolvimento. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou como estratégias
metodológicas os seguintes procedimentos: pesquisa bibliográfica, análise documental e
análise temática. Os dados da pesquisa foram organizados em quadros sinóticos e analisados a
partir do referencial teórico estabelecido, com foco nos eixos temáticos delimitados.
Pesquisamos estudos publicados nos últimos três anos em sites de periódicos e comunidades
científicas (principalmente o Portal de Periódicos Capes, Scopus, Scielo e o Google
Acadêmico) que apontassem a problemática dos impactos na caatinga, no estado de
Pernambuco. As palavras chaves utilizadas foram “impactos + caatinga”; “desertificação”;
“desmatamento + caatinga”; “educação ambiental + caatinga”. Os dados foram coletados e
atualizados entre os anos de 2020 e 2022. A partir da pesquisa realizada selecionamos dez
trabalhos científicos com impactos ambientais negativos incidentes no bioma, bem como
propostas inovadoras que visassem a mitigação desses impactos. Os principais impactos
ambientais mais recorrentes identificados em nossa pesquisa foram: desmatamento e
degradação do solo, devido a interferências antrópicas, perda de biodiversidade do bioma,
aumento do escoamento superficial das águas; redução dos estoques de carbono e biomassa
microbiana do solo; aumento da temperatura do ar e redução da evapotranspiração;
contribuindo para o aumento das emissões de CO2 para a atmosfera. No que se refere às
medidas mitigadoras para diminuição desses impactos, constatamos que a legislação
ambiental é propícia ao desenvolvimento de ações que minimizem os impactos recorrentes,
por estarem em consonância com políticas macro estruturadoras e agendas atuais. São
normativas jurídicas compartilhadas entre estes dois entes federativos: União e Governo do
Estado. Dos onze artigos científicos analisados, que fomentam a utilização de estratégias de
ensino na educação ambiental voltada à conservação e conservação do bioma caatinga,
constatamos a presença de uma tônica voltada a propostas inovadoras - como a utilização de
jogos, músicas, trilhas de aprendizagem e games. Tais estudos trazem propostas relevantes à
educação e gestão ambiental e tratam de temáticas referentes à flora e fauna do bioma, bem
como práticas de educação ambiental e a utilização de jogos como fomento de interesse e
sensibilização ambiental dos sujeitos. Estas estratégias podem ser aplicadas de maneira
transversal a outros eixos temáticos de aprendizagem e corroboram para a sensibilização
quanto às questões ambientais do público-alvo (seja este público adulto ou infanto-juvenil).
Como produto de pesquisa, elaborou-se uma cartilha com temática relacionada à educação
ambiental no bioma caatinga. Tal produto pode ser utilizado como ferramenta de mediação
pedagógica capaz de enriquecer as práticas pedagógicas e sociais pertinentes à educação
ambiental no bioma caatinga
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