A reestruturação do projeto pedagógico de Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio e a formação integral: o legado do Decreto nº 5154/2004
Visualizar/ Abrir
Data
2021-04-22Autor
Araújo, Erika Brito Oliveira de
http://lattes.cnpq.br/2247023844322124
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, implementado pela Rede Federal de
Educação Profissional e Tecnológica, tem como princípio a concepção de formação humana
integral, fundamentada no trabalho como princípio educativo, base do planejamento do
projeto pedagógico de curso e do currículo, a partir da indissociabilidade entre trabalho,
ciência, cultura e tecnologia, no desenvolvimento de sujeitos omnilateriais. Com base nessa
temática, esta dissertação teve como objetivo analisar o processo de reestruturação do projeto
pedagógico curricular do Curso Técnico em Segurança do Trabalho, na modalidade integrada
ao Ensino Médio, do IFPE Campus Recife e as suas interfaces com o Decreto nº 5154/2004.
A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, tendo como procedimentos de coleta de
dados os documentos e a pesquisa de campo, esta última obtida por meio de entrevistas
semiestruturadas realizadas com os membros da comissão responsável pela reestruturação do
PPC, à época. Os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo temática. Nos
resultados da análise documental, a partir das unidades de registro, foram identificadas as
categorias: Formação Integral, PPC e Currículo. Com relação à pesquisa de campo, a partir
das falas dos sujeitos, se destacaram as categorias empíricas: Concepção de Formação,
Processo de construção do PPC; Conteúdos. Verificou-se a convergência entre os documentos
norteadores quanto à fundamentação na concepção de formação integral, embora algumas
contradições se apresentem, revelando as disputas na educação, assim como algumas lacunas
aparecem no PPC. No que se refere aos dados obtidos por meio da pesquisa de campo,
constatou-se que há uma concepção equivocada de formação integral, acentuando-se nas
formas de organizar e conduzir o processo de construção do PPC e do currículo. Com base
nos resultados, desenvolveu-se, como produto educacional, a cartilha “Trilhas para a
Formação Humana Integral”, para fomentar a compreensão dessa concepção de formação e
seus desdobramentos no PPC e no currículo