O processo de formação socioambiental da Escola Estadual de Referência Professor Alfredo Freyre - Recife - PE - Brasil: um olhar ecopedagógico sobre resíduos sólidos
Data
2015-08-28Autor
Barbosa, Emanuel Nascimento
http://lattes.cnpq.br/5425219482110330
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa é estudo de caso que tem como objetivo geral analisar o processo de formação
socioambiental dos estudantes da Escola de Referencia em Ensino Médio Professor Alfredo
Freyre, localizada no bairro de Água Fria, zona norte da cidade do Recife, acerca da geração e
descarte de resíduos sólidos, com a elaboração de uma proposta de ação na comunidade
escolar que verse sobre os temas educação ambiental e resíduos sólidos. Para a coleta de
dados foram utilizados questionários semiestruturados com questões abertas e fechadas,
aplicados junto a nove professores do ensino médio, e vinte e oito estudantes do primeiro ano
e vinte e dois alunos do terceiro ano. Foi feita uma análise qualitativa dos dados coletados e
também uma análise documental. Os dados da pesquisa revelaram: que um percentual
significativo de estudantes, do primeiro e do terceiro anos, possuem uma representação
conservacionista sobre o tema meio ambiente; que existe a preocupação dos estudantes em
relação às questões socioambientais; que os estudantes têm conhecimentoda existência de
trabalhos de educação ambiental na escola; que existem atividades de separação dos resíduos
produzidos na unidade de ensino; que existe discussão sobre temas relacionados às questões
ambientais, em sala de aula, pelos professores ligados as disciplinas de ciências exatas e de
saúde, diferentemente do que acontece com as disciplinas relacionadas às ciências humanas,
todavia, algumas exceções foram verificadas, como a atuação dos professores da disciplina de
direitos humanos no trato das questões relacionadas a meio ambiente; que o corpo docente da
escola é formado em sua maioria por professores pós-graduados, com mais de quinze anos de
magistério, sendo esse nível de formação, um elemento positivo para modificação da prática
pedagógica; que os docentes utilizam diversas fontes para obter informações sobre as
questões ambientais, no entanto, existem limites estruturais e financeiros que podem levar a
desmotivação. Há avanços na pratica docente, pois eles pesquisam sobre meio ambiente e tem
projetos, mas não é efetivada por todos, e que a escola pode avançar nesta direção. Diante do
exposto foi indicada a realização de algumas ações de educação ambiental para a implantação
da Agenda 21 Escolar, no Projeto Político Pedagógico da unidade de ensino sendo um
instrumento de reflexão e discussão que se preocupa em organizar o trabalho pedagógico
visando formar cidadãos capacitados e que possam sem maiores problemas interagir na vida
socioeconômica, política e cultural.