Navegação Licenciatura em Matemática por autor "Silva, Bruno Lopes Oliveira da"
Itens para a visualização no momento 21-38 of 38
-
Função polinomial do 1° grau: análise do desempenho de estudantes do 9º ano em atividades construídas a partir da Teoria de Resposta ao Item
Silva, Jose Felipe de Paiva; http://lattes.cnpq.br/0604131196727775 (PesqueiraBrasil, 2023-02-24)O objetivo deste trabalho é analisar o desempenho de estudantes do 9o ano do ensino fundamental ao responder atividades do tema função polinomial do 1o grau construídas a partir da Teoria de Resposta ao Item (TRI). O ... -
A Geometria na educação infantil: opiniões e práticas pedagógicas de professores
Guedes, Maria Janaína Bezerra da Silva; http://lattes.cnpq.br/5704335097561320 (PesqueiraBrasil, 2023-02-15)Este estudo buscou analisar as opiniões dos professores e como eles desenvolvem o trabalho pedagógico relacionado ao ensino de Geometria na Educação Infantil. Para tanto, recorremos à pesquisa qualitativa e utilizamos ... -
A importância do erro nas atividades de matemática: uma reflexão a partir de pesquisas
Siqueira, Thatianny Galindo; http://lattes.cnpq.br/0853100131195263 (PesqueiraBrasil, 2021-06-06)O presente artigo com enfoque bibliográfico tem por objetivo proporcionar uma reflexão sobre o papel do erro para aprendizagem de matemática sob o ponto de vista da resolução de problemas. Para isso utilizamos parte dos ... -
Jogo matemático digital ou manipulativo? o estado da arte deste tema nas dissertações produzidas no PROFMAT (2013-2020)
Lima, Thaís Lavínia Mendes de; http://lattes.cnpq.br/5391348583326037 (PesqueiraBrasil, 2020-10-23)O objetivo deste trabalho é verificar o estado da arte dos temas jogos matemáticos manipulativos e jogos matemáticos digitais em dissertações produzidas pelo PROFMAT (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) ... -
Jogos matemáticos como instrumentos facilitadores no ensino das quatro operações nas séries finais do ensino fundamental
Oliveira, Tamires de Souza; https://lattes.cnpq.br/6354893696465891 (PesqueiraBrasil, 2022-08-05)O presente artigo com o tema Jogos Matemáticos como instrumentos facilitadores no ensino das quatro operações nas séries finais do ensino fundamental tem como metodologia a utilização de jogos como recursos facilitadores ... -
O livro didático e os problemas matemáticos relacionados a calculadora
Santos, Afonso Henrique dos; http://lattes.cnpq.br/1466177208105789 (PesqueiraBrasil, 2021-04-06)Este artigo pretende apontar se existem problemas matemáticos nos livros didáticos das series finais do ensino fundamental que solicitam o uso da calculadora, bem como a sua relação com as competências da BNCC. Trata-se ... -
O Lúdico em sala de aula: aprimoração do raciocínio lógico através do sudoku
Mendes, Maria Rosana Ferreira; http://lattes.cnpq.br/0435948259352346 (PesqueiraBrasil, 2022-02-02)Neste trabalho, foi desenvolvido um estudo sobre dificuldades enfrentadas no ensino/aprendizagem da educação matemática e métodos que podem ajudar em seu desenvolvimento, tendo como foco o lúdico que é uma forma prazerosa ... -
Matemática financeira e finanças pessoais: análise do perfil da licenciatura em matemática do IFPE Campus Pesqueira
Silva, Daniel Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/2001455874979328 (PESQUEIRABrasil, 2024-03-05)O objetivo desse trabalho é analisar o perfil dos estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do IFPE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco) campus Pesqueira no que diz respeito a ... -
Medidas agrárias utilizadas pelo povo Xukuru do Ororubá na cubagem de terras
Oliveira, Bruno Leonardo de; http://lattes.cnpq.br/3114005463598470 (PesqueiraBrasil, 2022-08-11)O objetivo desta pesquisa é apresentar os modos, práticas e técnicas utilizadas pelos povos indígenas Xukuru do Ororubá, que ficam localizados na cidade de Pesqueira-PE, bem como, responder se esse sistema de medidas é ... -
O Método de Briot-Ruffini e as relações de Girard para resolução de equações algébricas do terceiro grau
Silva, Andreia Cristina da; http://lattes.cnpq.br/0668180393747411 (PesqueiraBrasil, 2022-02-17)As resoluções das equações sempre motivaram os matemáticos desde a antiguidade, contribuindo significativamente para a história da matemática. Neste sentido temos como objetivo apresentar métodos de resolução das ... -
As mulheres e os números: Uma perspectiva histórica sobre suas contribuições no desenvolvimento da matemática
Belarmino, Gisele Silva; https://lattes.cnpq.br/2711664377625643 (PesqueiraBrasil, 2023-07-25)Este trabalho pretende apresentar a trajetória de algumas mulheres ao longo da história da Matemática, enfatizando as suas contribuições tomando como base os estudos dos autores(as) como: Cecília de Souza Fernandez, Ana ... -
Olhando a análise combinatória sob o ponto de vista da teoria da transposição didática
Farias, Altemar Jatobá de; http://lattes.cnpq.br/9643627305219337 (PesqueiraBrasil, 2021-04-07)Este trabalho tem o intuito de analisar as características relativas ao ensino de combinatória no livro didático do segundo ano do ensino médio; de maneira especial, centra-se na análise da abordagem do conceito inicial ... -
A Origem e a evolução dos números: uma breve história
Silva, Aline Cristina Galindo Almeida; http://lattes.cnpq.br/4852969910224100 (PesqueiraBrasil, 2021-07-30)Em nosso cotidiano utilizamos os números praticamente em toda ação, tornando algo indispensável. Os números usados atualmente passaram por evoluções e modificações no decorrer da história. Tendo em vista que vários povos ... -
Transformações geométricas elementares no plano complexo
Silva, Maria Laísa Vasconcelos; https://lattes.cnpq.br/8491285053096871 (PesqueiraBrasil, 2023-03-08)O objetivo principal deste trabalho é apresentar a teoria dos números complexos com um olhar geométrico, inferindo que as aplicações geométricas executadas no plano cartesiano, adaptadas de forma conveniente, podem também ... -
A transição da aritmética para álgebra no livro didático: o caso da transposição didática
Freitas, Antônio dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7463279576808912 (PesqueiraBrasil, 2021-04-07)Esse trabalho tem por objetivo investigar as aproximações e distanciamentos, entre o que é recomendando pela Base Nacional Curricular Comum e o Livro Didático. Para levantar questões sobre o objetivo, optamos em utilizar ... -
Trigonometria: uma discussão histórica
Silva, Maria Thaywana Valença; http://lattes.cnpq.br/3849632904124388 (PesqueiraBrasil, 2021-02-19)A motivação para realização do presente estudo surgiu a partir do ponto de vista de que a matemática poderia ser mais contextualizada e compreendida, inclusive na sala de aula, através de um olhar histórico. Muitos alunos ... -
O uso das tecnologias de informação no curso de licenciatura em matemática do IFPE- campus Pesqueira
Costa, Jadielson; http://lattes.cnpq.br/1921531355181942 (PesqueiraBrasil, 2020-10-26)O contexto social em que estamos inseridos está fortemente marcado pela presença das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), o que por sua vez vem ganhando cada dia mais espaço e destaque no que se refere ao ... -
A Utilização do lúdico nos programas PIBID e residência pedagógica na licenciatura em matemática do IFPE/Pesqueira
Nascimento, Fernanda Maciel do; http://lattes.cnpq.br/1114572294277417 (PesqueiraBrasil, 2022-08-23)Este artigo discute a importância de se trabalhar a ludicidade durante a formação dos licenciandos em Matemática, que participam ou participaram, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e do ...