Trigonometria: uma discussão histórica
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Data
2021-02-19Autor
Silva, Maria Thaywana Valença
http://lattes.cnpq.br/3849632904124388
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A motivação para realização do presente estudo surgiu a partir do ponto de vista de
que a matemática poderia ser mais contextualizada e compreendida, inclusive na
sala de aula, através de um olhar histórico. Muitos alunos chegam aos seus
professores questionando sobre a origem da matemática. Surgem perguntas do tipo:
“quem inventou (ou descobriu) a matemática? ”, “ quem foi o primeiro matemático? ”.
Uma reflexão mais aprofundada nos leva a perceber que buscar repostas para tais
questões exige trilhar um longo percurso de construção histórica. Portanto, este
trabalho é caracterizado por uma metodologia de pesquisa qualitativa que tem como
base de argumentação histórica algumas referências e nomes de grandes autores,
como por exemplo Boyer e Eves. Cientes da complexidade desta jornada, optamos
por delimitar nosso estudo ao caso do desenvolvimento da trigonometria. A
justificativa para nossa escolha está ancorada em inquietações que surgiram e
foram fomentadas durante nossa formação inicial, desde a educação básica até o
curso de licenciatura em matemática. Mais especificamente, nossos estudos e
vivências em disciplinas específicas de matemática, estágio supervisionado e prática
de ensino, consolidaram a perspectiva de que a compreensão de elementos da
historia da trigonometria pode dar sentido a diversos conceitos estudados nos
diferentes níveis de ensino. Dessa forma, o objetivo deste artigo é discutir aspectos
históricos do desenvolvimento da trigonometria, desde suas origens até tempos
recentes. Como principal achado do estudo, evidenciamos que diferentes povos
colaboraram na construção e difusão da trigonometria, ao longo de vários séculos.