• Início
  • Portal IFPE
  • Sobre
  • Ajuda
    • Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Pesqueira
    • Licenciatura em Matemática
    • Ver item
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Pesqueira
    • Licenciatura em Matemática
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Trigonometria: uma discussão histórica

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    TRIGONOMETRIA UMA DISCUSSÃO HISTÓRICA_ThaywanaValença.pdf (745.5Kb)
    Data
    2021-02-19
    Autor
    Silva, Maria Thaywana Valença
    http://lattes.cnpq.br/3849632904124388
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    A motivação para realização do presente estudo surgiu a partir do ponto de vista de que a matemática poderia ser mais contextualizada e compreendida, inclusive na sala de aula, através de um olhar histórico. Muitos alunos chegam aos seus professores questionando sobre a origem da matemática. Surgem perguntas do tipo: “quem inventou (ou descobriu) a matemática? ”, “ quem foi o primeiro matemático? ”. Uma reflexão mais aprofundada nos leva a perceber que buscar repostas para tais questões exige trilhar um longo percurso de construção histórica. Portanto, este trabalho é caracterizado por uma metodologia de pesquisa qualitativa que tem como base de argumentação histórica algumas referências e nomes de grandes autores, como por exemplo Boyer e Eves. Cientes da complexidade desta jornada, optamos por delimitar nosso estudo ao caso do desenvolvimento da trigonometria. A justificativa para nossa escolha está ancorada em inquietações que surgiram e foram fomentadas durante nossa formação inicial, desde a educação básica até o curso de licenciatura em matemática. Mais especificamente, nossos estudos e vivências em disciplinas específicas de matemática, estágio supervisionado e prática de ensino, consolidaram a perspectiva de que a compreensão de elementos da historia da trigonometria pode dar sentido a diversos conceitos estudados nos diferentes níveis de ensino. Dessa forma, o objetivo deste artigo é discutir aspectos históricos do desenvolvimento da trigonometria, desde suas origens até tempos recentes. Como principal achado do estudo, evidenciamos que diferentes povos colaboraram na construção e difusão da trigonometria, ao longo de vários séculos.
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/292
    Collections
    • Licenciatura em Matemática
    Entre em contato | Deixe sua opinião
     

     

    Entre em contato | Deixe sua opinião