• Início
  • Portal IFPE
  • Sobre
  • Ajuda
    • Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Pesqueira
    • Licenciatura em Matemática
    • Ver item
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Pesqueira
    • Licenciatura em Matemática
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

    Minha conta

    EntrarCadastro

    A Utilização do lúdico nos programas PIBID e residência pedagógica na licenciatura em matemática do IFPE/Pesqueira

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    A Utilização do lúdico nos programas PIBID e residência pedagógica na licenciatura em matemática do IFPE-Pesqueira.pdf (531.8Kb)
    Data
    2022-08-23
    Autor
    Nascimento, Fernanda Maciel do
    http://lattes.cnpq.br/1114572294277417
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Este artigo discute a importância de se trabalhar a ludicidade durante a formação dos licenciandos em Matemática, que participam ou participaram, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa de Residência Pedagógica (RP) no IFPE/Pesqueira. O objetivo da pesquisa é identificar se os licenciandos em Matemáticado IFPE/Pesqueira trabalharam com ludicidade durante as intervenções associadas aos programas PIBID e Residência Pedagógica. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa e quantitativa mediante coleta de dados a partir de um questionário online pelo Google Forms. Para a construção deste estudo, tomamos como referência os trabalhos de Freire (2006), Carvalho (2013), e Cunha (2002). Com os dados apresentados na pesquisa, concluímos que é essencial a relação interpessoal entre os docentes em formação e os alunos das escolas, que são espaços de atuação, além da utilização de ferramentas lúdicas nas práticas realizadas, considerando que, essa relação, juntamente com a comunicação e a ação cotidiana em sala de aula, contribuem para uma formação ampla dos licenciandos.
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/785
    Collections
    • Licenciatura em Matemática
    Entre em contato | Deixe sua opinião
     

     

    Entre em contato | Deixe sua opinião