A Utilização do lúdico nos programas PIBID e residência pedagógica na licenciatura em matemática do IFPE/Pesqueira
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Data
2022-08-23Autor
Nascimento, Fernanda Maciel do
http://lattes.cnpq.br/1114572294277417
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este artigo discute a importância de se trabalhar a ludicidade durante a formação dos licenciandos em
Matemática, que participam ou participaram, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à
Docência (PIBID) e do Programa de Residência Pedagógica (RP) no IFPE/Pesqueira. O objetivo da
pesquisa é identificar se os licenciandos em Matemáticado IFPE/Pesqueira trabalharam com ludicidade
durante as intervenções associadas aos programas PIBID e Residência Pedagógica. A pesquisa seguiu
uma abordagem qualitativa e quantitativa mediante coleta de dados a partir de um questionário online
pelo Google Forms. Para a construção deste estudo, tomamos como referência os trabalhos de Freire
(2006), Carvalho (2013), e Cunha (2002). Com os dados apresentados na pesquisa, concluímos que é
essencial a relação interpessoal entre os docentes em formação e os alunos das escolas, que são
espaços de atuação, além da utilização de ferramentas lúdicas nas práticas realizadas, considerando
que, essa relação, juntamente com a comunicação e a ação cotidiana em sala de aula, contribuem para
uma formação ampla dos licenciandos.