O Lúdico em sala de aula: aprimoração do raciocínio lógico através do sudoku
![Thumbnail](/xmlui/bitstream/handle/123456789/991/O%20l%c3%badico%20em%20sala%20de%20aula%20-%20aprimora%c3%a7%c3%a3o%20do%20racioc%c3%adnio%20l%c3%b3gico%20atrav%c3%a9s%20do%20sudoku..pdf.jpg?sequence=4&isAllowed=y)
Data
2022-02-02Autor
Mendes, Maria Rosana Ferreira
http://lattes.cnpq.br/0435948259352346
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Neste trabalho, foi desenvolvido um estudo sobre dificuldades enfrentadas no
ensino/aprendizagem da educação matemática e métodos que podem ajudar em seu
desenvolvimento, tendo como foco o lúdico que é uma forma prazerosa de ensinar e
aprender, bem como auxilia tornando a sala de aula mais divertida o que desperta
motivação, será mencionado também o jogo que é um dos principais agentes da
ludicidade. O principal objetivo deste trabalho é apresentar a importância de jogos no
desenvolvimento de ensino-aprendizagem da educação matemática. Desta forma,
como proposta de atividade, foi desenvolvido um estudo sobre o sudoku, que apesar
de ser um jogo de regra simples, desenvolve habilidades necessárias para um bom
entendimento matemático, pois exige do jogador atenção, concentração e raciocínio
lógico. Tendo como metodologia, o estudo bibliográfico, este estudo é feito a partir de
levantamentos e pesquisas que traz o assunto em questão. Ao finalizar o estudo foi
possível perceber que o ensino de matemática bem como a aprendizagem demanda
mais atenção de todos os envolvidos e tornar a aula mais prazerosa é bastante
necessária. Dito isto o lúdico sem sombras de dúvidas se torna uma importante
ferramenta de ensino.