• Início
  • Portal IFPE
  • Sobre
  • Ajuda
    • Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Pesqueira
    • Licenciatura em Matemática
    • Ver item
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Pesqueira
    • Licenciatura em Matemática
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

    Minha conta

    EntrarCadastro

    O Lúdico em sala de aula: aprimoração do raciocínio lógico através do sudoku

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    O lúdico em sala de aula - aprimoração do raciocínio lógico através do sudoku..pdf (275.8Kb)
    Data
    2022-02-02
    Autor
    Mendes, Maria Rosana Ferreira
    http://lattes.cnpq.br/0435948259352346
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Neste trabalho, foi desenvolvido um estudo sobre dificuldades enfrentadas no ensino/aprendizagem da educação matemática e métodos que podem ajudar em seu desenvolvimento, tendo como foco o lúdico que é uma forma prazerosa de ensinar e aprender, bem como auxilia tornando a sala de aula mais divertida o que desperta motivação, será mencionado também o jogo que é um dos principais agentes da ludicidade. O principal objetivo deste trabalho é apresentar a importância de jogos no desenvolvimento de ensino-aprendizagem da educação matemática. Desta forma, como proposta de atividade, foi desenvolvido um estudo sobre o sudoku, que apesar de ser um jogo de regra simples, desenvolve habilidades necessárias para um bom entendimento matemático, pois exige do jogador atenção, concentração e raciocínio lógico. Tendo como metodologia, o estudo bibliográfico, este estudo é feito a partir de levantamentos e pesquisas que traz o assunto em questão. Ao finalizar o estudo foi possível perceber que o ensino de matemática bem como a aprendizagem demanda mais atenção de todos os envolvidos e tornar a aula mais prazerosa é bastante necessária. Dito isto o lúdico sem sombras de dúvidas se torna uma importante ferramenta de ensino.
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/991
    Collections
    • Licenciatura em Matemática
    Entre em contato | Deixe sua opinião
     

     

    Entre em contato | Deixe sua opinião