Jogo matemático digital ou manipulativo? o estado da arte deste tema nas dissertações produzidas no PROFMAT (2013-2020)
Data
2020-10-23Autor
Lima, Thaís Lavínia Mendes de
http://lattes.cnpq.br/5391348583326037
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O objetivo deste trabalho é verificar o estado da arte dos temas jogos matemáticos manipulativos e jogos matemáticos digitais em dissertações produzidas pelo PROFMAT (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) de 2013 a 2020, cujo programa existe desde 2011 e já formou, nacionalmente, mais de 5.400 mestres, mostrando desta forma sua seriedade e competência na formação destes profissionais, apesar do pouco tempo de criação. Realizamos um levantamento estatístico a respeito destes temas no site da instituição e verificamos que ao todo existem 91 trabalhos.
Destes, 71 (78%) tratam dos jogos matemáticos manipulativos, 12 deles, ou seja, 13%, são sobre jogos matemáticos digitais, e por fim 8 deles trabalham ambos os formatos, ou seja, tanto jogos matemáticos manipulativos como jogos matemáticos digitais, o que corresponde a 9%. Mesmo sendo previsível que encontraríamos o maior percentual no uso de jogos matemáticos manipulativos em relação aos digitais, no período de tempo investigado, dada a tradição que o primeiro contempla, este trabalho torna-se referência para futuras pesquisas, dado que a partir deste ano de 2020, com a atual reclusão domiciliar,
foi exigido dos professores a preferência por uso de tecnologias digitais e por consequência, para o período posterior a 2020, teremos, provavelmente, um aumento substancial no uso deste tipo de ferramenta.