Motivação e ansiedade escolar em adolescentes de cursos técnicos integrados
Visualizar/ Abrir
Data
2024-03-26Autor
Marinho, Mateus Henrique Alves
http://lattes.cnpq.br/1216335996708040
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A motivação, compreendida como uma força interna que emerge, regula e sustenta as atitudes. Por outro lado, a ansiedade enquanto estado emocional, produz manifestações de ordem fisiológica, emocional e cognitiva. Assim, a junção desses fenômenos podem influenciar o comportamento dos estudantes no contexto educacional, sobretudo, no processo de aprendizagem de para o público adolescente. Portanto, o objetivo geral deste estudo foi avaliar a relação entre a motivação e a ansiedade escolar em adolescentes de cursos técnicos integrados. Para tanto, foram utilizados os seguintes instrumentos: (1) Escala de Motivação Acadêmica, considerando as motivações intrínsecas e extrínsecas; e (2) Inventário de Ansiedade Escolar. Também foram utilizadas questões sociodemográficas para levantar o perfil dos respondentes. A amostra foi composta por 47 estudantes do ensino médio integrado do IFPE, Campus Ipojuca. A tabulação e análise dos dados foram computadas por meio do software IBM SPSS Statistics 23. Os resultados indicaram que as médias da motivação intrínseca e da satisfação ou compensação da ansiedade foram maiores no público avaliado. Uma breve análise dos componentes principais apontou que alguns itens foram percebidos pelos estudantes como mais explicativos sobre a motivação e ansiedade, demonstrando vivência com a temática. Também se verificaram correlações significativas entre a motivação extrínseca e intrínseca e a ansiedade em ambiente escolar, envolvendo, sobretudo, o medo, e as variáveis categóricas religião, curso e período. Concluiu-se que os dados sugerem a relação entre motivação e ansiedade em estudantes do ensino médio integrado. Espera-se que os resultados e explicações ora apresentados sirvam para valorizar a saúde mental no ambiente acadêmico, sobretudo, dos adolescentes e que o conhecimento aqui gerado possa intensificar os processos de prevenção, intervenção e o aperfeiçoamento das práticas docentes, aumentando o conhecimento e os avanços no ensino-aprendizagem e na formação profissional.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: