Diagnose do gerenciamento de resíduos químicos dos laboratórios de Química: consoante a percepção dos docentes e técnicos de laboratórios

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Data
2025-04-16Autor
Alves, Douglas Costa Schurmann
http://lattes.cnpq.br/2405330635876646
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O presente trabalho tem por objetivo elucidar por meio de uma diagnose as pŕaticas de gerenciamento de resíduos nos laboratórios de Química do IFPE Campus Ipojuca, assim como analisar a resposta institucional frente às transições globais direcionadas ao fomento de uma Química mais sustentável, propõem-se à minimização dos impactos ambientais e ao fortalecimento da comunidade local. Diante disso, foi realizada uma verificação sistemática sobre as práticas adotadas no gerenciamento de resíduos químicos dos laboratórios de Química do IFPE Campus Ipojuca por meio da aplicação de um questionário voltado para os docentes e técnicos de laboratório da área de Química. As questões que compuseram o questionário foram selecionadas com o intuito de avaliar o conhecimento dos entrevistados em relação ao gerenciamento de resíduos dos laboratórios de Química do IFPE Campus Ipojuca. Adicionalmente, foram propostos alguns métodos de tratamentos. Constatou-se que, conquanto não haja um sistema tratamento efetivo implementado, sendo meramente realizada a etapa de armazenamento dos resíduos, os pesquisados demonstraram reconhecer o mérito de um programa estruturado de gerenciamento, ademais considerando parcerias interinstitucionais como uma alternativa viável. Todavia evidenciou-se uma ausência de posicionamento efetivo por parte da gestão institucional, seja por desconhecimento ou inércia administrativa. Embora os desafios inerentes à implementação de um sistema de gerenciamento de resíduos, o presente estudo sugere que é possível iniciar esse processo através de ações orientadas a sensibilização e ao engajamento da comunidade acadêmica. Programas de pesquisa e extensão, onde os discentes possam atuar ativamente, retratam uma estratégia eficiente para desenvolvimento de competências teórico-práticas e de pensamento crítico, promovendo uma educação cidadã alinhada a uma proposta de ensino na qual estariam inseridos e se sentindo participantes de uma causa maior.
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