Diretrizes curriculares no ensino de Licenciatura em Química: o que dizem as percepções dos licenciandos
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Data
2025-04-22Autor
Barbosa, Angelytha Maria de Oliveira
http://lattes.cnpq.br/3559212512217155
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O presente estudo analisa as percepções dos estudantes do curso de Licenciatura em Química em relação ao longo do curso às diretrizes curriculares, estabelecidas no Parecer CES/CNE 1.303/2001. A pesquisa, de abordagem qualitativa e quantitativa, foi realizada com discentes do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), campus Ipojuca, entre o quinto e o oitavo período, por meio de um formulário. Através dos resultados, é possível observar que algumas habilidades previstas nas diretrizes, tais como, interpretação de textos científicos em língua estrangeira, conhecimentos de laboratório como primeiros socorros e segurança do trabalho, aplicação de projetos e propostas curriculares, são menos evidenciadas na formação desses futuros docentes. Como perspectivas futuras, a pesquisa destaca a importância de alinhar os conteúdos curriculares às necessidades reais da prática docente, garantindo que os licenciados estejam preparados para os desafios do ensino de Química no Brasil.
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