A evasão no curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco: o caso do campus Ipojuca
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Data
2025-04-24Autor
Sales, Adriel Martiniano
http://lattes.cnpq.br/1983117883764026
Silva, Kássio Marques e
http://lattes.cnpq.br/4827239806246689
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O curso de Licenciatura em Química do IFPE Campus Ipojuca foi criado para suprir a necessidade de falta de professores de química na região e precisa adotar práticas para que os estudantes se mantenham e concluam o curso. Diante da realidade de tão poucos estudantes que concluíram o curso integralmente, e, consequentemente, grande evasão escolar, este trabalho vem estudar os motivos desse problema, fazer o levantamento dos dados dos alunos através da comunidade acadêmica, analisar as informações e buscar possíveis correlações para tentar mudar essa realidade. A evasão é a saída do aluno de seu curso de origem, sem concluí-lo. E para estudar isso, fizemos o levantamento de dados da seguinte maneira: utilizamos um questionário criado na plataforma do Google, obtemos uma amostra de 54 respondentes, que abandonaram essa graduação. A metodologia usada foi quantitativa descritiva e correlacional. Os resultados foram montados a partir das respostas dos estudantes e registrados em gráficos do próprio Google e da planilha de Excel. Desse modo, foi possível observar que a maioria dos abandonos foi por motivo de trabalho, por morar distante e por problemas com o deslocamento das residências e/ou trabalho até o campus Ipojuca. Além disso, foram observadas definições mais genéricas, tais como: aspectos financeiros, troca de cursos, reprovação, deficiência na formação do ensino médio, saída por ausência de vocação, por adoecimento, entre outros. Desse modo, cada uma dessas razões pode ou não representar um problema, bem como cada uma delas pode exigir um tipo de abordagem, de mensuração e de política pública educacional.
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