Navegação Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação por assunto "CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO"
Itens para a visualização no momento 1-16 of 16
-
Uma análise das metodologias utilizadas por professores de matemática do ensino médio de uma escola pública do interior de Pernambuco durante o período de pandemia do covid-19
(PesqueiraBrasil, 2020-11-03)Neste presente trabalho analisamos os impactos da pandemia sobre a etapa final da educação básica, buscamos conhecer as metodologias adotadas pelos professores de matemática do ensino médio em uma escola pública do estado ... -
Análise do impacto de um curso de extensão acerca do laboratório de ensino de matemática
(PesqueiraBrasil, 2021-04-09)Este trabalho tem a finalidade de analisar a percepção dos professores de matemática, participantes do curso de extensão Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), acerca do uso dessa metodologia/espaço. A metodologia ... -
A concepção dos licenciados em geografia da UFPE sobre a formação cidadã na educação básica
(RecifeBrasil, 2018-12-19)Diante da atual crise política brasileira, marcada pela polarização e da incapacidade de respeito a posicionamentos políticos divergentes e pela crescente falta de interesse da população brasileira pelo exercício da ... -
Concepções docentes e discentes acerca do papel do estágio supervisionado na formação dos/as licenciandos/as em química do IFPE campus Ipojuca
(Campus IpojucaBrasil, 2017-11-08)Vários estudos nos apontam que o Estágio Supervisionado possibilita ao/à licenciando/a a interlocução entre os conhecimentos de cunho teórico e prático construídos ao longo da graduação, com o ... -
Concepções dos (as) docentes e licenciandos (as) sobre possibilidades e desafios de uso do livro didático de Química
(IpojucaBrasil, 2018-07-19)O estudo tem como objetivo descrever concepções dos (as) docentes e licenciandos (as) de Química sobre as possibilidade e desafios de uso do livro didático. Aborda-se o livro de Química do Ensino Médio que está incluído ... -
Educação alimentar: a análise de rótulos como estratégia educativa para promover uma alimentação saudável
(BarreirosBrasil, 2023-06-22)Promover a leitura de rótulos com auxílio do ensino da química para estimular o hábito de observação das embalagens na hora da comprar e no consumo desse alimentos, como estratégia de educação alimentar saudável entre ... -
O ensino da química dialogando com a matemática: uma abordagem interdisciplinar
(Campus IpojucaBrasil, 2017-12-18)O presente trabalho o intuito de exprimir a necessidade de se fazer uma abordagem interdisciplinar no ensino de Química, já que a grande maioria dos estudantes sentem dificuldade em aprender os conteúdos de ... -
Ensino de física: a construção dos saberes docentes de professores iniciantes egressos do IFPE – campus Pesqueira
(PesqueiraBrasil, 2021-04-08)Na atualidade, observamos a conservação de práticas tradicionais no processo de ensino e aprendizagem da Física. De acordo com Huberman (2000) e Tardif (2014), a base dos saberes profissionais se forma na fase inicial ... -
Formação inicial de professores de matemática e o ensino remoto: uma avaliação pelos discentes
(PesqueiraBrasil, 2021-06-21)Atualmente estamos vivenciando um momento histórico, mundialmente as pessoas foram surpreendidas pela pandemia do COVID-19. A necessidade de isolamento social causou a suspensão de várias atividades principalmente no ... -
As imagens como ponto de partida para a problematização e dialogicidade no ensino da geografia
(RecifeBrasil, 2019-06-18)A presente pesquisa faz uma abordagem a respeito do uso de imagens na prática educativa geográfica através de uma análise da sua utilização como ponto de partida para a problematização e a dialogicidade. Pretende-se ... -
A importância do erro nas atividades de matemática: uma reflexão a partir de pesquisas
(PesqueiraBrasil, 2021-06-06)O presente artigo com enfoque bibliográfico tem por objetivo proporcionar uma reflexão sobre o papel do erro para aprendizagem de matemática sob o ponto de vista da resolução de problemas. Para isso utilizamos parte dos ... -
A medicina clínica como tema gerador no ensino de química através da metodologia aprendizagem baseada em problemas (ABP)
(Campus IpojucaBrasil, 2017-05-15)O método da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) tem como princípio tornar o estudante capaz de construir seu próprio aprendizado conceitual, procedimental e atitudinal a partir de problemas propostos ... -
Olhando a análise combinatória sob o ponto de vista da teoria da transposição didática
(PesqueiraBrasil, 2021-04-07)Este trabalho tem o intuito de analisar as características relativas ao ensino de combinatória no livro didático do segundo ano do ensino médio; de maneira especial, centra-se na análise da abordagem do conceito inicial ... -
UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE CONCEITOS DE FÍSICA A PARTIR DO ACELERADOR DE PARTÍCULAS SIRIUS PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
(PesqueiraBrasil, 2021-08-10)Nesta pesquisa apresentamos uma sequência didática para alunos do ensino médio, voltada para o ensino e aprendizagem de conceitos de Física a partir da compreensão de como o acelerador de partículas Sirius funciona e ... -
Tecnologias digitais nas aulas de química: integrando conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais
(IpojucaBrasil, 2018-10-04)Este estudo teve como objetivo geral descrever os tipos de conteúdos (conceituais, procedimentais e atitudinais) vivenciados pelo professor no processo de ensino aprendizagem de Química com uso das Tecnologias Digitais ... -
A transição da aritmética para álgebra no livro didático: o caso da transposição didática
(PesqueiraBrasil, 2021-04-07)Esse trabalho tem por objetivo investigar as aproximações e distanciamentos, entre o que é recomendando pela Base Nacional Curricular Comum e o Livro Didático. Para levantar questões sobre o objetivo, optamos em utilizar ...