• Início
  • Portal IFPE
  • Sobre
  • Ajuda
    • Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Pesqueira
    • Licenciatura em Física
    • Ver item
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Pesqueira
    • Licenciatura em Física
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

    Minha conta

    EntrarCadastro

    UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE CONCEITOS DE FÍSICA A PARTIR DO ACELERADOR DE PARTÍCULAS SIRIUS PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE CONCEITOS DE FÍSICA A PARTIR DO ACELERADOR DE PARTÍCULAS SIRIUS PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO.pdf (2.547Mb)
    Data
    2021-08-10
    Autor
    Gonçalves, David Kelvin Galindo
    http://lattes.cnpq.br/6999664246290914
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Nesta pesquisa apresentamos uma sequência didática para alunos do ensino médio, voltada para o ensino e aprendizagem de conceitos de Física a partir da compreensão de como o acelerador de partículas Sirius funciona e como ele produz a luz Síncrotron. No decorrer das explicações diversos conceitos de Física que tenham relações com o Sirius são discutidos a partir do tema transversal, dessa forma pretende-se que o aluno se relacione melhor com as aulas aprendendo de maneira significativa através da tendência pedagógica crítica social dos conteúdos. Estas informações serão mediadas a partir de um minicurso, aplicado de maneira online ou presencial, fazendo-se uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). A preparação desse material ocorreu principalmente através da participação na III Escola Sirius para Professores do Ensino Médio (ESPEM), promovida pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em que está localizado o acelerador. Visando estimular a participação dos participantes no minicurso foi implementado uma estratégia gamificação em que os alunos vão obtendo pontos no decorrer de todo o minicurso e final recebem prêmios. Por fim, é necessário ressaltar a importância do professor estar sempre atualizando-se no uso TDIC e procurando contextualizar o ensino de conceitos científicos a partir da relação Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) para tornar a aprendizagem significativa.
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/419
    Collections
    • Licenciatura em Física
    Entre em contato | Deixe sua opinião
     

     

    Entre em contato | Deixe sua opinião