UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE CONCEITOS DE FÍSICA A PARTIR DO ACELERADOR DE PARTÍCULAS SIRIUS PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Data
2021-08-10Autor
Gonçalves, David Kelvin Galindo
http://lattes.cnpq.br/6999664246290914
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Nesta pesquisa apresentamos uma sequência didática para alunos do ensino
médio, voltada para o ensino e aprendizagem de conceitos de Física a partir da
compreensão de como o acelerador de partículas Sirius funciona e como ele produz
a luz Síncrotron. No decorrer das explicações diversos conceitos de Física que
tenham relações com o Sirius são discutidos a partir do tema transversal, dessa
forma pretende-se que o aluno se relacione melhor com as aulas aprendendo de
maneira significativa através da tendência pedagógica crítica social dos conteúdos.
Estas informações serão mediadas a partir de um minicurso, aplicado de maneira
online ou presencial, fazendo-se uso das Tecnologias Digitais de Informação e
Comunicação (TDIC). A preparação desse material ocorreu principalmente através
da participação na III Escola Sirius para Professores do Ensino Médio (ESPEM),
promovida pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em
que está localizado o acelerador. Visando estimular a participação dos participantes
no minicurso foi implementado uma estratégia gamificação em que os alunos vão
obtendo pontos no decorrer de todo o minicurso e final recebem prêmios. Por fim, é
necessário ressaltar a importância do professor estar sempre atualizando-se no uso
TDIC e procurando contextualizar o ensino de conceitos científicos a partir da
relação Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) para tornar a
aprendizagem significativa.