A concepção dos licenciados em geografia da UFPE sobre a formação cidadã na educação básica
Visualizar/ Abrir
Data
2018-12-19Autor
Salvador, Natália Karoline Cândido
http://lattes.cnpq.br/3289643707424838
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Diante da atual crise política brasileira, marcada pela polarização e da incapacidade
de respeito a posicionamentos políticos divergentes e pela crescente falta de
interesse da população brasileira pelo exercício da cidadania, da dificuldade de
leitura crítica da realidade política, a pesquisa busca compreender a concepção dos
licenciandos em Geografia da UFPE sobre formação cidadã e como a Geografia
contribui para a construção do cidadão na educação básica. Na LDB, Lei nº 9.394,
de 1996, uma das finalidades da educação básica é preparar o estudante para o
exercício da cidadania, diante disso, educar os estudantes para a participação
cidadã requer esforço dos profissionais da educação, principalmente o professor de
Geografia, por ter a função de transmitir o conhecimento para seus estudantes de
uma forma que eles compreendam as dinâmicas do meio em que vivem. A
Geografia, por sua vez, como componente curricular contribui para a formação
cidadã, formando um indivíduo que reconheça as dinâmicas do mundo, além de se
compreender como indivíduo social. A abordagem metodológica é quali-quantitativa
e o tipo da pesquisa é exploratório. A pesquisa se baseou numa pesquisa
documental, onde se fez uma análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais do
ensino fundamental dos anos finais (6º ano ao 9º ano) e do ensino médio, da Lei de
Diretrizes e Bases (LDB), e também o Projeto Político Pedagógico do Curso de
Licenciatura em Geografia da UFPE, tendo como objetivo compreender o objetivo da
Geografia na educação básica e como ela contribui para a formação cidadã. A partir
dos questionários aplicados com os 20 discentes concluintes do curso de
Licenciatura em Geografia objetiva-se compreender a concepção desses estudantes
sobre formação cidadã e do exercício da cidadania. No que tange ao referencial
teórico para tais inquietações e discussões o mesmo fundamentou-se nos
pensadores: (CAVALCANTI, 2012), (PIMENTA, 2009), (SCHÖN, 2000); (CALLAI,
2011), (BONAVIDES, 2000). Pode-se dizer que diante dos resultados alcançados,
foi identificado um quadro de estudantes da graduação de Licenciatura em
Geografia que se preocupam com a formação cidadã dos estudantes da educação
básica, preocupados com os problemas em relação ao governo do seu país, são
cidadãos que participam de política, demonstrando consciência política, além de ter
um bom entendimento do conceito de cidadão. Assim, é importante essa pesquisa,
pois pudemos constatar que na Universidade Federal de Pernambuco estão sendo
formados professores de Geografia voltados para a formação cidadã.