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    A concepção dos licenciados em geografia da UFPE sobre a formação cidadã na educação básica

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    Trabalho de Conclusão de Curso (559.7Kb)
    Data
    2018-12-19
    Autor
    Salvador, Natália Karoline Cândido
    http://lattes.cnpq.br/3289643707424838
    Metadata
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    Resumo
    Diante da atual crise política brasileira, marcada pela polarização e da incapacidade de respeito a posicionamentos políticos divergentes e pela crescente falta de interesse da população brasileira pelo exercício da cidadania, da dificuldade de leitura crítica da realidade política, a pesquisa busca compreender a concepção dos licenciandos em Geografia da UFPE sobre formação cidadã e como a Geografia contribui para a construção do cidadão na educação básica. Na LDB, Lei nº 9.394, de 1996, uma das finalidades da educação básica é preparar o estudante para o exercício da cidadania, diante disso, educar os estudantes para a participação cidadã requer esforço dos profissionais da educação, principalmente o professor de Geografia, por ter a função de transmitir o conhecimento para seus estudantes de uma forma que eles compreendam as dinâmicas do meio em que vivem. A Geografia, por sua vez, como componente curricular contribui para a formação cidadã, formando um indivíduo que reconheça as dinâmicas do mundo, além de se compreender como indivíduo social. A abordagem metodológica é quali-quantitativa e o tipo da pesquisa é exploratório. A pesquisa se baseou numa pesquisa documental, onde se fez uma análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais do ensino fundamental dos anos finais (6º ano ao 9º ano) e do ensino médio, da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), e também o Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Geografia da UFPE, tendo como objetivo compreender o objetivo da Geografia na educação básica e como ela contribui para a formação cidadã. A partir dos questionários aplicados com os 20 discentes concluintes do curso de Licenciatura em Geografia objetiva-se compreender a concepção desses estudantes sobre formação cidadã e do exercício da cidadania. No que tange ao referencial teórico para tais inquietações e discussões o mesmo fundamentou-se nos pensadores: (CAVALCANTI, 2012), (PIMENTA, 2009), (SCHÖN, 2000); (CALLAI, 2011), (BONAVIDES, 2000). Pode-se dizer que diante dos resultados alcançados, foi identificado um quadro de estudantes da graduação de Licenciatura em Geografia que se preocupam com a formação cidadã dos estudantes da educação básica, preocupados com os problemas em relação ao governo do seu país, são cidadãos que participam de política, demonstrando consciência política, além de ter um bom entendimento do conceito de cidadão. Assim, é importante essa pesquisa, pois pudemos constatar que na Universidade Federal de Pernambuco estão sendo formados professores de Geografia voltados para a formação cidadã.
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/164
    Collections
    • Licenciatura em Geografia
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