Navegação por assunto "Educação Profissional e Tecnológica"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 43
-
O assistente social na Educação Profissional e Tecnológica: representações sociais de estudantes do ensino médio integrado
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2023-04-26)Na atualidade, os Institutos Federais constituem o espaço de atuação mais ocupado pelos Assistentes Sociais no campo da educação, devido à expansão dessas instituições e à necessidade de se oferecer uma Política de ... -
Biblio-catálogo em Libras: um instrumento direcionado aos discentes Surdos para acesso ao acervo do curso Técnico Subsequente em Computação Gráfica do IFPE - Campus Olinda
(Os autores, 2023-10-06)O Produto Educacional se configura como uma exigência do PROFEPT, além da dissertação. Para Kaplún (2003), o PE é um objeto que facilita a experiência de aprendizado ou uma experiência mediada para o aprendizado. De acordo ... -
Blog: o Assistente Social na Educação Profissional e Tecnológica
(A Autora., 2023-04-26)O blog “O Assistente Social na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)” é um Produto Educacional desenvolvido a partir da pesquisa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Pós Graduação ... -
Caderno digital direcionado a capacitação dos estudantes do ensino médio integrado em práticas de pesquisa na Educação Profissional e Tecnológica
(Os autores, 2023-10-27)No contexto escolar, a necessidade de acesso à informação tornou imprescindível aos estudantes desenvolverem habilidades para buscar e utilizar informações relevantes e fidedignas para construção do conhecimento. Nesta ... -
O cinema e a formação integral dos estudantes do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-26)Essa investigação teve como objeto de estudo o processo de objetivação e de apropriação do produto cinematográfico, visando à formação escolar na dimensão integral e como objetivo geral, compreender como se dá o uso do ... -
Concepção entre teoria e prática na formação de técnicos em enfermagem para atuação no Sistema Único de Saúde
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaBrasil, 2021-12-17)Este estudo teve por objetivo analisar a formação do Técnico em Enfermagem para atuação no Sistema Único de Saúde (SUS). A pesquisa abrangeu três temas de grande relevância para a sociedade brasileira: a saúde pública, a ... -
Concepções de Currículo Integrado nas práticas curriculares do PROEJA
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPTBrasil, 2023-10-05)Esta pesquisa tem por objetivo geral compreender as concepções de currículo integrado nas práticas curriculares do Curso Técnico em Refrigeração e Climatização na modalidade Integrado PROEJA, do Instituto Federal de Educação, ... -
Contribuições de Gramsci e Freire à formação humana integral: reflexões sobre o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaBrasil, 2022-08-22)Este trabalho de pesquisa de mestrado procurou discutir as concepções de formação humana assumidas nos cursos de Ensino Médio Integrado com o profissionalizante adotado no Instituto Federal de Educação Tecnológica de ... -
Currículo do Curso Técnico em Petroquímica numa perspectiva das relações de trabalho
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-22)Este trabalho teve por objetivo analisar no currículo do Curso Técnico em Petroquímica, ofertado pelo Instituto Federal de Educação de Pernambuco (IFPE), Campus Ipojuca, a concepção de formação para o mundo do trabalho. ... -
O currículo integrado nas representações sociais de professores(as) do Ensino Médio Integrado do IFPE – Campus Recife
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-30)O currículo integrado no Ensino Médio Integrado é uma tentativa de superação de um ensino fragmentado, visando desenvolver a formação humana integral dos estudantes. Neste trabalho, tivemos, como objetivo geral, analisar ... -
Currículo Integrado: princípios e concepções. Proposta de práticas curriculares integradoras
(Os autores., 2023-10-05)Este Caderno Pedagógico é um material educacional que tem como objetivo relacionar os resultados obtidos na pesquisa documental e de campo com a pesquisa bibliográfica realizada na fundamentação teórica da Dissertação de ... -
Design de uma prática profissional sistematizada no curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2021-05-21)Esta pesquisa teve como objetivo conceber e validar uma proposta pedagógica sistematizada para a condução da prática profissional direcionada aos estudantes dos cursos Técnicos Subsequentes em Segurança do Trabalho no ... -
A Educação Profissional e Tecnológica de jovens e adolescentes em medida socioeducativa: iniciativas no âmbito do Instituto Federal de Pernambuco
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-23)A pesquisa versa sobre a oferta de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para o público de jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade e violação de direitos, no âmbito do Instituto Federal de Educação Ciência ... -
O ensino da habilidade de fala da Língua Inglesa: possibilidades da abordagem lexical no Ensino Médio Integrado
(INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO - CAMPUS OLINDAIFPECampus OlindaPrograma de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPTBrasil, 2021-08-29)A reflexão sobre a prática, o desenvolvimento profissional e a experiência docente permitem compreender a importância do conhecimento sobre os pressupostos das concepções metodológicas de ensino de Língua Inglesa. Esse ... -
Ensino de Inglês Instrumental no contexto da Educação Profissional e Tecnológica: princípios norteadores e práticas educativas
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2019-12-20)Esta dissertação, fruto de pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), estudou a proposta e a prática das disciplinas de inglês instrumental nos cursos técnicos ... -
Estudantes mães: identidades no PROEJA
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-31)Esta pesquisa objetivou compreender a construção da identidade das estudantes mães no PROEJA Mulheres do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), do Campus Paulista. Especificamente, ... -
Gestão democrática na EPT: reflexões sobre a participação de egressos e egressas na vida institucional
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-26)Embora a existência de um regulamento de acompanhamento de egressos como parte de uma política institucional no IFPE seja realidade, sua implementação ainda não é efetiva, seja por desconhecimento dos agentes institucionais ... -
Gestão democrática: participação docente na gestão do currículo do ensino médio integrado
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-31)Esta pesquisa teve como objeto de estudo a gestão democrática e sua relação com a gestão do currículo. A investigação teve como objetivo geral analisar as formas de participação dos docentes no processo de tomada de ... -
Gênero e diversidade sexual: as experiências de estudantes LGBTI+ na Educação Profissional e os desafios no mundo do trabalho
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2020-11-09)Este estudo teve como objetivo compreender as experiências de estudantes LGBTI+ na educação profissional e os desafios enfrentados no mundo do trabalho e tem como campo de estudo o Instituto Federal de Pernambuco – Campus ... -
Guia para abordagem didática da diversidade Étnico-Racial
(Os autores., 2023-10-30)A educação brasileira possui realidade alicerçada na diversidade dos indivíduos, fomentada a partir de uma legislação que concebe a obrigatoriedade de uma educação intercultural. O “Guia para Abordagem Didática da Diversidade ...