Design de uma prática profissional sistematizada no curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho
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Data
2021-05-21Autor
Lima, Koenigsberg Lee Ribeiro de Andrade
http://lattes.cnpq.br/0083891712704927
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Esta pesquisa teve como objetivo conceber e validar uma proposta pedagógica sistematizada para a
condução da prática profissional direcionada aos estudantes dos cursos Técnicos Subsequentes em
Segurança do Trabalho no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), visando suportar a permanência e
êxito estudantil. O problema de pesquisa que guiou este trabalho considera o fato que o IFPE possui
em seus documentos institucionais referências de práticas profissionais vinculadas a uma carga horária
obrigatória. Entretanto, essas práticas, de acordo com a literatura, não têm se constituído de forma
sistematizada e sua oferta não acolhe a totalidade dos estudantes que ingressam no curso técnico
subsequente. Para tanto, foi realizada inicialmente uma avaliação das atividades constantes no perfil
profissional do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos - CNCT (2020) em relação as possibilidades
metodológicas de práticas profissionais indicadas no Parecer CNE/CEB 11/2012. A partir de autores
selecionados na literatura foram comparadas as abordagens da Aprendizagem Baseada em Problemas
(ABP), resultando em uma proposta sumarizada de 08 (oito) passos que foram compatibilizados com o
Parecer CNE/CEB 11/2012 e o CNCT (2020). O procedimento metodológico consistiu em um estudo
exploratório em 04 (quatro) campi do IFPE, com abordagem qualitativa e foi composto por 03 (três)
fases a saber: Fase 1 – Pesquisa Documental; Fase 2 – Percepções de Coordenadores de Curso; e a
Fase 3 – Percepções de Professores. Na Fase 1, por meio da Pesquisa Documental, foi possível
compreender como se constitui a prática profissional no IFPE e como ela vem sendo desenvolvida,
verificando, inclusive, a relação entre os documentos institucionais selecionados. A Fase 2 consistiu na
aplicação de um questionário específico que objetivou identificar junto aos coordenadores de curso,
suas percepções sobre o modelo de prática profissional atual em seus respectivos campi, as principais
dificuldades e o que eles esperam de uma prática profissional sistematizada. A Fase 3 foi conduzida
por meio de entrevistas semiestruturadas com professores do curso em questão e possibilitou conhecer
percepções sobre a prática profissional e a Aprendizagem Baseada em Problemas. Por meio da análise
de conteúdo, o resultado das 3 (três) Fases validaram o levantamento bibliográfico, coadunando a
compatibilidade das práticas profissionais demandadas no Parecer CNE/CEB 11/2012 e CNCT (2020)
com a abordagem baseada na ABP. Consequentemente, os resultados produzidos a partir da análise
dos dados serviram de suporte para a concepção do Produto Educacional (PE). O PE foi estruturado
em formato de uma cartilha e um encarte resumo da cartilha disponibilizados em meio digital e
apresentam uma sequência de 08 (oito) passos para a condução de práticas profissionais suportadas
pela ABP que podem ser utilizados na íntegra ou adaptados ao objetivo que o público-alvo pretende
alcançar. A avaliação do PE foi baseada metodologicamente em um roteiro avaliativo composto por 05
(cinco) dimensões. Os resultados da validação do PE e sua aderência ao contexto do curso Técnico
em Segurança do Trabalho sinalizaram positivamente, evidenciando o potencial de contribuir para o
desenvolvimento de práticas profissionais que promovam o fortalecimento da permanência e êxito
estudantil na Educação Profissional Tecnológica, por meio da imersão do estudante na realidade
proposta pelo curso