O assistente social na Educação Profissional e Tecnológica: representações sociais de estudantes do ensino médio integrado
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Data
2023-04-26Autor
Silva, Maria Rita Valões da
https://lattes.cnpq.br/4124285820511968
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Na atualidade, os Institutos Federais constituem o espaço de atuação mais ocupado
pelos Assistentes Sociais no campo da educação, devido à expansão dessas
instituições e à necessidade de se oferecer uma Política de Assistência Estudantil
aos(às) estudantes, especialmente do Ensino Médio Integrado. Nesse contexto,
nesta pesquisa, buscamos analisar as representações sociais do Assistente Social
na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) construídas por estudantes dos
cursos de Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia de Pernambuco (IFPE) - campus Belo Jardim. Constituíram-se
referenciais teóricos sobre o Serviço Social na educação brasileira autores como:
Barbosa (2015), Almeida (2000, 2003), Duarte (2019), Prada (2015), Abreu (2004,
2010, 2017, 2018) e Martins (2012). O referencial da pesquisa é a Teoria das
Representações Sociais, originada por Serge Moscovici. A pesquisa é de natureza
qualitativa e foi realizada em duas etapas. Na primeira etapa, utilizamos, como
técnica de coleta, a entrevista semiestruturada e tivemos a participação de oito
estudantes. Na segunda, em que participaram cinco estudantes da primeira etapa,
utilizamos o grupo focal. Para a análise dos depoimentos coletados nas duas
etapas, utilizamos a Técnica de Análise de Conteúdo Categorial Temática, de Bardin
(2016). Os resultados mostraram que os(as) estudantes representam o Assistente
Social como o ―profissional da Bolsa‖ e como o profissional que informa e tira
dúvidas, não apenas sobre questões como bolsas e projetos, mas também sobre
direitos. Esse conteúdo representacional está relacionado às relações e vivências
pessoais que os(as) estudantes construíram no cotidiano escolar com o Assistente
Social, que estão interligadas à reconfiguração do trabalho desse profissional na
educação brasileira nas últimas décadas. Desenvolvemos, como Produto
Educacional, o blog ―O Assistente Social na EPT‖, com o objetivo de socializar
informações sobre a atuação do Setor de Serviço Social e ações que o Assistente
Social desenvolve na EPT. O recurso é direcionado para a comunidade estudantil, e
pode ser utilizado por toda a comunidade escolar. A avaliação do Produto foi
realizada por estudantes participantes do estudo. Esta pesquisa, além de contribuir
para a produção do conhecimento sobre o Assistente Social na EPT e favorecer o
aperfeiçoamento dessa prática profissional no acompanhamento do percurso
formativo dos(as) estudantes, poderá possibilitar à comunidade acadêmica a
construção de uma compreensão mais ampla do trabalho do Assistente Social na
EPT, fortalecendo experiências e relações deste com os(as) estudantes e
possibilitando compreender sua contribuição no processo de formação de cidadãos