O currículo integrado nas representações sociais de professores(as) do Ensino Médio Integrado do IFPE – Campus Recife
Visualizar/ Abrir
Data
2022-08-30Autor
Monteiro, Danielle Muniz Macario
http://lattes.cnpq.br/8889244634478124
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O currículo integrado no Ensino Médio Integrado é uma tentativa de superação de um
ensino fragmentado, visando desenvolver a formação humana integral dos
estudantes. Neste trabalho, tivemos, como objetivo geral, analisar as representações
sociais acerca do currículo integrado de professores(as) do Ensino Médio Integrado
do IFPE – campus Recife. Construímos três categorias teóricas: “A compreensão de
currículo a partir das teorias críticas”, com base em autores como Moreira e Silva
(1997), Sacristán (2000, 2013) e Freire (2001, 2005); “Currículo Integrado no Ensino
Médio Integrado: das bases conceituais aos eixos estruturantes”, a partir de autores
como Ciavatta (2014), Frigotto (2005) e Ramos (2008, 2009); e “Representações
sociais: saberes práticos do cotidiano”, com base em autores como Moscovici (1978),
Jodelet (2001) e Abric (2000). A pesquisa é de natureza qualitativa e foi realizada em
duas etapas. Na primeira etapa, utilizamos a Técnica de Associação Livre de Palavras
e tivemos como participantes 50 docentes, sendo 25 da formação geral e 25 da
específica. Na segunda, utilizamos a entrevista semiestruturada com dez
professores(as) que participaram da primeira etapa, sendo cinco da formação geral e
cinco da específica. Para a análise, utilizamos a Técnica de Análise de Conteúdo
Categorial Temática, conforme Bardin (2011). Nossos resultados mostraram que
os(as) docentes participantes representam o currículo integrado como um desafio no
Ensino Médio Integrado. As representações sociais dos(as) docentes revelam, ainda,
que o currículo integrado no Ensino Médio Integrado é fundamental para uma
formação sólida, integral dos estudantes. Essas representações sociais justificam e
orientam as comunicações e as práticas dos(as) docentes. Em atendimento às
exigências do mestrado profissional, desenvolvemos, como Produto Educacional, o
minicurso, de forma remota, “Currículo integrado no Ensino Médio Integrado” para
docentes que atuam nesse ensino no IFPE – campus Recife. O objetivo foi favorecer
reflexões teórico-práticas sobre o currículo integrado no Ensino Médio Integrado que
contribuam para o desenvolvimento de práticas docentes que favoreçam a formação
integral dos estudantes. A aplicação do minicurso, que contou com a participação de
três docentes que atuam nas disciplinas específicas, contribuiu para a construção de
conhecimentos sobre o currículo integrado e reflexões sobre a prática dos(as)
professores(as). Na avaliação da aplicação do minicurso, os(as) cursistas
evidenciaram que o minicurso foi relevante e proporcionou um novo olhar para a
prática; além disso, ressaltaram que o formato remoto facilitou suas participações.
Este trabalho, além de contribuir para a produção do conhecimento sobre a temática
e desenvolver um Produto Educacional que colabora para a formação e prática de
professores da EPT, especialmente do Ensino Médio Integrado, poderá subsidiar
políticas públicas educacionais que fortaleçam a formação de professores da EPT,
especificamente daqueles que atuam no Ensino Médio Integrado
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: