Contribuições de Gramsci e Freire à formação humana integral: reflexões sobre o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional
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Date
2022-08-22Author
Tenório, Ricardo de Paiva
http://lattes.cnpq.br/4360515995310487
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Este trabalho de pesquisa de mestrado procurou discutir as concepções de formação humana assumidas nos cursos de Ensino Médio Integrado com o profissionalizante adotado no Instituto Federal de Educação Tecnológica de Pernambuco. Foram encontradas em diversos documentos deste instituto as referências nos escritos de Marx e Gramsci, nas quais surge a categoria trabalho em evidência e autonomia em Paulo Freire. Então, procurando compreender estes fatos, analisamos opiniões de estudantes dos últimos períodos do curso Técnico Integrado em Edificações, do Campus Recife, do Instituto Federal de Pernambuco. A maior parte dos pressupostos teóricos adotados neste estudo se deu com a farta produção de Antônio Gramsci, principalmente em relação ao caráter dual e classista da escola, o trabalho como princípio educativo e a função do Estado educador. Outros intelectuais também relacionados à teoria gramsciana aproximam da discussão com relação à Juventude, Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e sobre o Currículo Integrado. No percurso metodológico, fizemos uma pesquisa qualitativa nos utilizando de questionários com docentes e discentes e também com entrevistas, especificamente com estudantes. Nos resultados, em relação aos docentes, podemos afirmar que em algumas circunstâncias, constatam-se contribuições para a formação integral, no entanto, em diversas outras, observamos posturas de manutenção de atitudes mecanicistas. Citamos também uma diminuta formação continuada. Em relação aos estudantes, podemos afirmar que a compreensão sobre o mundo do trabalho é, em geral, bastante restrita. Percebemos também, em parte, a pouca relação entre a formação geral e a profissional. Após analisarmos as categorias teóricas, principalmente na relação teoria e prática e concepção de mundo do trabalho, ficou evidenciada a distância de uma práxis dialética nos trabalhos pedagógicos. Por fim, este trabalho produziu uma cartilha como produto educacional, que pretende subsidiar a compreensão de docentes de Institutos Federais, a ser trabalhado principalmente nas escolas
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