Currículo Integrado: princípios e concepções. Proposta de práticas curriculares integradoras
Visualizar/ Abrir
Data
2023-10-05Autor
Gerlangi da Conceição Silva
Edilene Rocha Guimarães
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este Caderno Pedagógico é um material educacional que tem como objetivo relacionar os resultados obtidos na pesquisa documental e de campo com a pesquisa bibliográfica realizada na fundamentação teórica da Dissertação de Mestrado intitulada: Concepções de currículo integrado nas práticas curriculares do PROEJA. Desenvolvido pelo Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT do IFPE – Campus Olinda. Sendo assim, o Caderno Pedagógico tem por objetivo abordar os princípios e as concepções de currículo integrado e desenvolver proposições de práticas curriculares integradoras. Foi elaborado a partir dos resultados obtidos nas análises dos documentos normativos e institucionais sobre as concepções de currículo integrado e dos resultados obtidos nas análises dos dados colhidos com a aplicação do Questionário Misto, sobre as concepções de currículo integrado no discurso dos docentes, e da Entrevista Semiestruturada aplicada ao coordenador do curso e a pedagoga que acompanha o curso. Como explicitam Frigotto e Araújo (2018), para construção do currículo integrado podemos nos orientar por alguns princípios: a contextualização, a interdisciplinaridade e o compromisso com a transformação social. No que diz respeito a contextualização, os conteúdos formativos devem estar relacionados com a realidade social dos sujeitos. A interdisciplinaridade é considerada como princípio da diversidade e da criatividade. O compromisso com a transformação social é o que diferencia a visão de educação pragmatista da educação transformadora proposta neste Caderno Pedagógico. Partindo desse pressuposto, este Caderno Pedagógico tem um propósito formativo, abordando os princípios que orientam o currículo integrado e as concepções produzidas nas práticas curriculares e propondo práticas curriculares integradoras que contribuam com a formação docente e respectivamente, com a materialização do currículo integrado
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: