O cinema e a formação integral dos estudantes do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica
Visualizar/ Abrir
Data
2022-08-26Autor
Vieira, Helder Dantas
http://lattes.cnpq.br/1436853236534591
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Essa investigação teve como objeto de estudo o processo de objetivação e de
apropriação do produto cinematográfico, visando à formação escolar na dimensão integral e
como objetivo geral, compreender como se dá o uso do filme no processo de ensinoaprendizagem por docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de
Pernambuco, Campus Recife, da modalidade do Ensino Médio Integrado à Educação
Profissional e Tecnológica. Objetivou também: identificar quais as motivações para a utilização
de um filme em atividades escolares e quais as metodologias adotadas em sala de aula; discutir
a importância da apropriação de conceitos básicos da arte cinematográfica, visando ao uso
potencializado de filmes como recurso no processo ensino-aprendizagem; e, por fim, elaborar
um produto educacional, no formato de cartilha, contendo conceitos básicos da Cinema que
poderão servir como instrumento de mediação entre a narrativa das imagens em movimento e
a apropriação dos conteúdos curriculares, visando maior e melhor aproveitamento do conteúdo
da obra cinematográfica por docentes e discentes. A cartilha é o resultado das reflexões feitas
nos encontros virtuais realizados com o grupo, assim configurado: duas professoras que
lecionam na Base Comum e uma professora e um professor que ensinam na Base Tecnológica.
Em um momento posterior, o grupo avaliou a forma e o conteúdo do referido produto
educacional. O referencial teórico fundamenta-se no materialismo histórico-dialético e na
Pedagogia Histórico-crítica, a partir dos escritos de Marx, Engels, Saviani, Frigotto, Duarte,
Gramsci, Ramos e Saccomani; nas reflexões sobre cinema revolucionário de Benjamin, Rocha,
Getino, Solanas e Alea; e nas discussões de Rosália Duarte sobre a relação entre Cinema e
Educação. A metodologia adotada na investigação foi a pesquisa participante, mediante a
abordagem qualitativa, e como instrumentos de coleta de informações, inicialmente, utilizouse um questionário respondido por autopreenchimento e, posteriormente, entrevistas realizadas
na plataforma Google Meet, face às recomendações sanitárias de segurança no contexto da
pandemia da Covid-19. Como técnica de análise, foi utilizada a Análise de Conteúdo. Os
resultados da análise das informações revelaram que o produto cinematográfico, ainda que
destacado como importante campo artístico, por isso, frequentemente usado como instrumento
didático, tem o seu uso motivado, geralmente, pelo alinhamento que a trama do filme mantém
com o conteúdo curricular da disciplina e não pelas inúmeras possibilidades que traz como obra
de arte, sendo, por isso, necessário que docentes e discente se apropriem de conceito básicos
desse campo artístico
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: