Concepção entre teoria e prática na formação de técnicos em enfermagem para atuação no Sistema Único de Saúde
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Data
2021-12-17Autor
Lanes, Marilene Davis
http://lattes.cnpq.br/4850551671357535
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Mostrar registro completoResumo
Este estudo teve por objetivo analisar a formação do Técnico em Enfermagem para atuação no Sistema Único de Saúde (SUS). A pesquisa abrangeu três temas de grande relevância para a sociedade brasileira: a saúde pública, a enfermagem, e a educação, de acordo com Saviani, Ramos, Frigotto, Paim e Bahia. O SUS foi instituído na Constituição Federal de 1988, como resultado do movimento sanitarista e se configura como a maior política de inclusão social no país e assistência à saúde com acesso universal, equânime, integral e gratuito. A enfermagem é categoria profissional que está presente em todos os processos que envolvem a assistência à saúde, compreende metade dos profissionais de saúde no Brasil e mais de 60% trabalham no setor público. Portanto, estudar sobre o processo de formação dos Técnicos em Enfermagem se configura como essencial para entender a atuação desses profissionais no SUS. A pesquisa esteve respaldada no pressuposto de que formar para o SUS requer romper com paradigmas de um modelo de atenção biologicista, e entender saúde numa perspectiva de integralidade do cuidado. Sobretudo para uma educação que direcione o olhar aos aspectos subjetivos que envolvem a saúde do indivíduo, com orientação da educação profissional e tecnológica. O objetivo geral consistiu em: Interpretar como ocorre o processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos relacionados aos fundamentos, princípios e concepções doutrinárias do SUS no curso Técnico em Enfermagem do Instituto Federal de Pernambuco, Campus Abreu e Lima, mediante o desenvolvimento da teoria e da prática. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa em que foram utilizadas para o levantamento dos dados as técnicas de análise documental, aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas. O protocolo de pesquisa foi aprovado por comitê de ética em pesquisa através do parecer nº 4.655.034. Participaram da pesquisa cinco estudantes e dois professores do curso Técnico em Enfermagem. A análise dos dados foi realizada através da técnica de análise de conteúdo segundo Bardin. Os achados permitem afirmar que os princípios norteadores do SUS foram considerados na estruturação e organização curricular do curso, que considera a interdisciplinaridade, trabalho em equipe multiprofissional, integralidade da assistência e exercício profissional segundo o modelo de atenção à saúde vigente no país. Verificou-se ampla utilização pelos docentes, de estratégias de ensino-aprendizagem através de metodologias ativas, consideradas pelos entrevistados como forte fator facilitador da aprendizagem. Os resultados apontaram ainda para uma desarticulação entre a teoria e a prática no SUS. As contribuições deste trabalho consistem primordialmente na assimilação da importância de uma formação para o SUS direcionada à categoria profissional de Técnicos em Enfermagem e consequentemente a qualificação dos mesmos para atuação nos serviços de saúde pública. O produto educacional resultante deste trabalho pretende fortalecer as relações entre a teoria e a prática exercida através dos estágios curriculares. Consiste em material de estudo direcionado ao fortalecimento de práticas educativas e técnicas que propiciem a reflexão crítica entre docentes e discentes para uma atuação qualificada no SUS