Currículo do Curso Técnico em Petroquímica numa perspectiva das relações de trabalho
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Data
2022-08-22Autor
Barbosa, Quelsen Teixeira
http://lattes.cnpq.br/4094584404711849
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Este trabalho teve por objetivo analisar no currículo do Curso Técnico em
Petroquímica, ofertado pelo Instituto Federal de Educação de Pernambuco (IFPE),
Campus Ipojuca, a concepção de formação para o mundo do trabalho. O referencial
teórico tomou como base os escritos de Gaudêncio Frigotto, Dermeval Saviani, Marise
Ramos, Dante Henrique Moura, Maria Ciavatta, Acácia Kuenzer, entre outros. A
pesquisa pretendeu contribuir para a compreensão da imprescindibilidade de uma
formação profissional voltada para assumir posicionamentos perante as mudanças
nas relações de trabalho e para uma reflexão crítica sobre a concepção de currículos
para a educação profissional e tecnológica, baseada numa formação profissional
ampla. Para isso, percorreu-se o debate sobre as múltiplas noções construídas acerca
do termo “trabalho”. Como instrumental metodológico, foi realizada uma etapa de
pesquisa bibliográfica, uma etapa de análise documental de legislações específicas,
documentos institucionais, projeto pedagógico e o currículo do Curso Técnico em
Petroquímica da instituição investigada. Por fim, foi conduzida uma etapa de
entrevistas semiestruturadas com representantes do corpo docente do referido curso.
A análise do conteúdo das entrevistas foi realizada através do método de Bardin
(2011). Os resultados obtidos evidenciaram a conformidade do curso à lógica do
mercado, baseado na aquisição de competências, predominando essa
intencionalidade formativa sobre a formação integral. As temáticas que abordam as
relações trabalhistas sob o aspecto do uso da mão de obra, como se configuram e
seus efeitos na sociedade, não são discutidas oficialmente e não constam na matriz
curricular. Resulta que, sem esse viés formativo, os egressos estão suscetíveis a se
tornarem trabalhadores com visão crítica limitada e propensos à aceitação e
conformação do que lhes é imposto pelo mercado de trabalho. O produto educacional
desse trabalho foi a elaboração de uma proposta de inclusão de uma disciplina na
matriz curricular do curso técnico estudado, denominada “Organização do Trabalho
no Brasil” que aborda questões relativas ao mundo do trabalho, a fim de que suscite
nos alunos uma percepção político-social de temas que impactem direta e
indiretamente o trabalho, podendo essa disciplina se estender aos outros cursos do
campus e do IFPE, pela sua abordagem comum e pertinente a todas as áreas
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