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Potencialidades do turismo fluvial sustentável em rios urbanos: um estudo do Rio Capibaribe, Recife, Pernambuco, Brasil
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPECampus RecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2016-08-24)O turismo fluvial é uma modalidade da atividade turística que se desenvolve em ambientes aquáticos como rios e mares, canais e lagos mediante ao tráfego em embarcações. Muitas cidades do mundo utilizam esta modalidade para ... -
Análise das ações educativas promovidas pela coordenadoria de defesa civil de Pernambuco direcionadas para prevenção/mitigação dos desastres naturais
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPECampus RecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2016-08-25)O presente estudo analisa as ações da Defesa Civil no Estado de Pernambuco, especificamente em relação a suas atribuições a partir da publicação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (Lei Federal nº 12.608/2012) ... -
Poluição Luminosa X violência urbana: o desperdício gerado pela cultura do medo
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPECampus RecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2016-08-25)O inegável valor da fonte de luz artificial para a humanidade tem provocado a distorção nociva da lógica, “quanto mais luz melhor”, sobre a percepção de segurança e bem-estar do indivíduo e a consequente geração de poluição ... -
Certificação padrão ISO 14001 em empresas do Estado de Pernambuco, Brasil
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPECampus RecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2016-08-25)Um desafio enfrentado pelas organizações está em conciliar a produção ao uso de boas práticas ambientais que possam minimizar o impacto causado pelo processo produtivo das mesmas. Muitas empresas para tal recorrem à ... -
Estudo do potencial agrícola e não agrícola do município de Itacuruba, Pernambuco, Brasil
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPECampus RecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2016-08-26)A presente pesquisa objetivou avaliar potencialidades agrícolas e não agrícolas, no contexto do semiárido do Nordeste do Brasil, que promovam a geração de renda e contribuam para o desenvolvimento sustentável e inclusão ... -
Plantas medicinais como potencialidades pedagógicas no ensino de Ciências e na Educação Ambiental
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPECampus RecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2016-08-26)No espaço escolar, estimular os estudantes a refletir sobre assuntos do cotidiano e que tenha uma relevância social, como é o caso da cultura tradicional que envolve as plantas medicinais, desponta como uma proposta ... -
Avaliação da implementação dos programas ambientais propostos nos estudos de impactos ambientais de barragens em Pernambuco
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPECampus RecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2016-09-27)As discussões em torno da problemática ambiental tem sido tema constante nas mais diferentes áreas do conhecimento, devido principalmente a implantação de empreendimentos potencialmente degradadores dos recursos naturais. ... -
Gestão de áreas verdes públicas na cidade do Recife, Pernambuco, Brasil
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPECampus RecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2016-10-18)As áreas verdes são elementos imprescindíveis na paisagem urbana e componentes do patrimônio, construído ou natural. Têm essa importância pela notória contribuição aos aspectos físicos que marcam a morfologia da cidade e ... -
Uso de águas pluviais e residuais em instalações prediais: subsídios para gestão ambiental em prédios públicos
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPECampus RecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2016-10-26)O objetivo do trabalho foi demonstrar a importância da implementação de tecnologias para reúso de águas no sistema das instalações prediais. Foi realizada a avaliação do potencial de captação de águas pluviais e dos drenos ... -
A formação do sujeito ecológico no Instituto Capibaribe
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPECampus RecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2016-10-31)O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo acerca de como a formação do sujeito ecológico acontece no Instituto Capibaribe. A partir das bases teóricas que fundamentam esse trabalho, foi possível realizar ... -
A formação do sujeito ecológico no Instituto Capibaribe
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPECampus RecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2016-10-31)O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo acerca de como a formação do sujeito ecológico acontece no Instituto Capibaribe. A partir das bases teóricas que fundamentam esse trabalho, foi possível realizar ... -
Ações sociais para transformações socioambientais na comunidade Sonho Meu, Recife, Pernambuco, Brasil
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPECampus RecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2016-12-09)O presente trabalho tem como objetivo geral entender como ações sociais voltadas para transformações socioambientais em uma comunidade urbana causam impacto e mudanças no cenário ambiental e social desta comunidade. Para ... -
Ferramenta para avaliação de maturidade dos projetos básicos ambientais (PBAs) de obras industriais e de infraestruturas
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERecifePrograma de Mestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2016-12-16)O Projeto Básico Ambiental (PBA) é um importante instrumento de controle ambiental na implantação de obras e instituído pela Política Nacional do Meio Ambiente. A sua execução é realizada durante o processo de Licenciamento ... -
O ensino de solos e seus recursos metodológicos sob as "lentes" da geografia escolar
(RecifeBrasil, 2017-03-08)O ensino de solos é importante para desenvolver uma consciência crítica e ambiental nos estudantes. Portanto, esse trabalho tem por objetivo analisar como o uso de recursos metodológicos pode ser utilizado como meio para ... -
Desenvolvimento do programa de ensino médio inovador (ProEMI) em escolas públicas de ensino médio na cidade do Cabo de Santo Agostinho-PE
(Campus IpojucaBrasil, 2017-05-15)Este Trabalho de Conclusão de Curso objetivou verificar o desenvolvimento do Programa de Ensino Médio Inovador -ProEMI- em escolas públicas de Ensino Médio no município do Cabo de Santo Agostinho - PE. Foi ... -
A medicina clínica como tema gerador no ensino de química através da metodologia aprendizagem baseada em problemas (ABP)
(Campus IpojucaBrasil, 2017-05-15)O método da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) tem como princípio tornar o estudante capaz de construir seu próprio aprendizado conceitual, procedimental e atitudinal a partir de problemas propostos ... -
Compostagem de resíduos alimentares: uma abordagem em um ambiente escolar
(Campus IpojucaBrasil, 2017-05-15)Pesquisas que abordem alternativas ecológicas para os resíduos gerados pela sociedade devem ser respaldadas nos dias atuais. A compostagem é uma dessas alternativas, mas para colocá-la em prática é preciso modificar ... -
Brejos de altitudes nordestinos face à mudanças climáticas: predições de distribuição como ferramenta para a gestão ambiental
(RecifeBrasil, 2017-06-28)Mudanças climáticas globais podem influenciar drasticamente a distribuição dos ecossistemas, dessa forma afetando a composição florística e faunística por potencializar a perda de habitat, bioinvasão e extinção local. ... -
Concepções docentes e discentes acerca do papel do estágio supervisionado na formação dos/as licenciandos/as em química do IFPE campus Ipojuca
(Campus IpojucaBrasil, 2017-11-08)Vários estudos nos apontam que o Estágio Supervisionado possibilita ao/à licenciando/a a interlocução entre os conhecimentos de cunho teórico e prático construídos ao longo da graduação, com o ... -
Análise da gestão participativa de unidades de conservação : um estudo do refúgio de vida silvestre mata Engenho Uchôa Recife-PE
(RecifeBrasil, 2017-11-10)As Unidades de Conservação são áreas destinadas a preservação da flora e fauna, no entanto, para que a eficácia dessas unidades seja satisfatória, é necessário o trabalho conjunto com a comunidade que vive no entorno. Nesse ...