Monitoramento ambiental dos resíduos de radiossondagem em ambientes insulares e protegidos. Estudo de caso: arquipélago Fernando de Noronha - PE
Data
2016-07-28Autor
Matos, Paulo Sérgio de Souza
http://lattes.cnpq.br/7591747410755491
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Mostrar registro completoResumo
A radiossondagem é uma técnica utilizada para captura de dados meteorológicos da camada de ar superior. A partir de dispositivos radioelétricos e sensores que sobem na atmosfera sustentados por balões, múltiplas informações de meteorologia (temperatura, pressão, umidade, direção e velocidade dos ventos) são coletadas e enviadas para uma estação de solo. Diversos órgãos públicos e privados realizam a radiossondagem. Na Aeronáutica, é a Estação Meteorológica de Altitude (EMA), instalada no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), que tem o propósito de coletar, processar e difundir essas informações. Uma das estações operadas pela Força Aérea Brasileira (FAB) está localizada na ilha principal do arquipélago Fernando de Noronha. Assim, como o objetivo deste trabalho é monitorar os resíduos da radiossondagem em ambientes insulares e protegidos, de forma a preservar e a conservar os bens e os recursos legalmente reconhecidos, a Ilha foi escolhida para realizar o estudo de caso. No total foram analisados 200 arquivos de sondagens, ocorridos entre os anos de 2010 a 2014. Os dados secundários, coletados junto ao Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Fernando de Noronha (DTCEAFN), foram tabulados e projetados em mapas temáticos e em gráficos. A proposta dessa ação foi de compreender e de evidenciar a distribuição espacial da posição de estouro dos balões em relação às unidades de conservação circunvizinhas à base de lançamento (a Área de Proteção Ambiental e o Parque Nacional Marinho). Os resultados mostraram que, em função da Aeronáutica considerar apenas as coordenadas geográficas dos balões meteorológicos até o momento do estouro na atmosfera (o que se deu a altura superior a 20 km em 88% dos casos analisados), dificulta definir o local de queda da carga residual envolvida, pois a trajetória percorrida pelo conjunto de voo está atrelada a inúmeros fatores, entre eles a intensidade e a direção dos ventos (parâmetros de comportamento não uniforme nas camadas atmosféricas). No entanto, na pesquisa, notou-se que, um ajuste na forma de realizar o lançamento de radiossondas no Arquipélago viabilizará o mapeamento do local de queda dos resíduos e, consequentemente, predizer as implicações que decorrem para o meio ambiente natural protegido. No que se refere às externalidades que os resíduos do conjunto de voo (borracha, plásticos, nylon, baterias, eletroeletrônicos, entre outros) podem provocar ao cair no oceano nas espécies escolhidas para análise, percebeu-se, por via da matriz de interação de impactos, que as tartarugas, os tubarões e as aves são os mais suscetíveis aos seus efeitos negativos. Assim, com base no estudo realizado, algumas sugestões de melhorias para a atividade foram apresentadas. A expectativa é de torná-la o mais segura, previsível e sustentável do ponto de vista ambiental, de forma que possa ser utilizada como modelo de referência para outras ilhas oceânicas que realizam o lançamento de balões meteorológicos em condições similares