Análise das ações educativas promovidas pela coordenadoria de defesa civil de Pernambuco direcionadas para prevenção/mitigação dos desastres naturais
Visualizar/ Abrir
Data
2016-08-25Autor
Cavalcanti, Márcio Gustavo Tenório
http://lattes.cnpq.br/5254121176205441
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente estudo analisa as ações da Defesa Civil no Estado de Pernambuco, especificamente em relação a suas atribuições a partir da publicação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (Lei Federal nº 12.608/2012) no que se refere à política de prevenção/mitigação de riscos e vulnerabilidades. Trata-se de um tema extremamente relevante para a sociedade, principalmente devido ao aumento dos danos e prejuízos ocasionados por desastres naturais no Brasil. Os eventos naturais que acontecem no território brasileiro, possuem praticamente as mesmas características e periodicidade por região, com prejuízos materiais e a perda de vidas humanas que acompanham o aumento significativo dos desastres. Atrelado a isso, as ocupações de espaços urbanos de forma descontrolada, muitas vezes em áreas impróprias à ocupação, contribuem para o crescimento das comunidades extremamente vulneráveis aos riscos socioambientais, nascidas das omissões e falhas da gestão pública na prevenção/mitigação dos desastres naturais. Com a intenção de sistematizar este trabalho de pesquisa, por meio de uma abordagem qualitativa, foram identificados e avaliados projetos e ações educacionais da CODECIPE para compreender os limites e possibilidades das ações desenvolvidas. Portanto, foram considerados alguns procedimentos e técnicas, como a observação, coleta e análise de documentos oficiais, no âmbito da Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco, entrevistas semi-estruturadas e pesquisa bibliográfica, com foco específico em seus fundamentos teóricos e objetivos. A partir dos dados coletados e analisados ficou constatado que os temas abordados nas ações educativas são relevantes, no entanto, existem dificuldades estruturais no âmbito da CODECIPE e nos municípios escolhidos, como a descontinuidade das propostas, a estrutura interdisciplinar, maior articulação com os núcleos de defesa e inserção na comunidade com comitê de prevenção de acidentes comunitário. Por outro lado, também foram identificados corpo docente especializado com condições essenciais para promover a transformação da cultura da gestão e percepção do risco na população, através de planejamento adequado às necessidades locais. Portanto, será demonstrada a proposta de uma abordagem eficaz na prevenção/mitigação de desastres para serem utilizadas pela CODECIPE, com base nos princípios da educação não-formal, viáveis para ações de proteção e defesa civil, com comportamentos sustentáveis de correção e prevenção