Navegação Trabalhos Acadêmicos e Técnicos por autor "0000-0001-8855-243X"
Itens para a visualização no momento 1-15 of 15
-
Agroecologia e feminismo: empoderamento das camponesas Flores de Ximenes
Tavares, Raíra Pereira; http://lattes.cnpq.br/7428285629294912 (RecifeBrasil, 2019-02-28)A presente pesquisa foi realizada no assentamento Valdir Ximenes, localizado no município de Barreiros/PE, tendo como objetivo geral compreender como as mulheres rurais da localidade criaram o grupo Flores de Ximenes e ... -
Aplicação de oficinas didático-pedagógicas sobre o solo em escolas de Lagoa de Itaenga-PE
Silva, Geyza Matos Santana da; http://lattes.cnpq.br/3629279255955926 (RecifeBrasil, 2023-08-03)O solo é um elemento de extrema importância para a manutenção da vida na Terra, exercendo diversas funções ecossistêmicas. No entanto, os processos avançados de degradação que afetam o solo ao longo do mundo indicam que ... -
Avaliação da aprendizagem em Química: uma análise da experiência vivida por professor e estudantes durante o ensino remoto
Nascimento, Tisianie Patrícia Palmeira do; http://lattes.cnpq.br/4498256396068752 (BarreirosBrasil, 2022-08-01)Em meio a um contexto de pandemia causado pela Covid-19, o mundo teve que adaptar sua rotina ao distanciamento social. Nesse período, as Tecnologias da Informação e Comunicação foram fundamentais para manter a dinâmica ... -
Consciência Social e a categoria lugar: notas da geografia para uma formação humana integral
Camboin, Jackeline Fernanda Ferreira; http://lattes.cnpq.br/3447468351579480 (RecifeBrasil, 2021-09-23)Este Trabalho de Conclusão de Curso buscou compreender como uma abordagem emocional da categoria lugar pode contribuir para uma formação humana integral. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, ... -
O diálogo entre a educação ambiental crítico-transformadora e a capoeira Angola : a percepção da experiência no centro de pesquisa e prática nº Golo capoeira Angola, no Agreste de Pernambuco.
Silva, Ivison Renato Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/0261100595700244 (RecifeBrasil, 2023-06-06)A Capoeira Angola se apresenta como possibilidade concreta de resistência e de luta contra a dominação que contribui para a atual ruína ecossistêmica. Com o objetivo de compreender a relação entre a Educação Ambiental ... -
A educação ambiental no município de Bonito - PE : a prática pedagógica do professor
Pinto, Lucas Luãn Correia; http://lattes.cnpq.br/0275158090098055 (RecifeBrasil, 2022-02-10)Esta pesquisa foi realizada entre os meses de novembro (2021) e janeiro (2022), possui como objetivo identificar e analisar a Educação Ambiental produzida pelos professores de Geografia e de Educação Ambiental do ... -
Educação das relações étnico-raciais e formação docente inicial : perspectivas e desafios do curso de Licenciatura em Geografia do IFPE - Campus Recife
Oliveira, Alice Martins Soares de; http://lattes.cnpq.br/3635558395922939 (RecifeBrasil, 2022-12-10)O objetivo principal desta pesquisa foi compreender e sistematizar as perspectivas e desafios de estudantes e professores no contexto da formação docente inicial sobre a educação das relações étnico-raciais no curso ... -
A geografia escolar como instrumento de fortalecimento da identidade territorial do quilombo Barro Preto, Lagoa do Carro – PE
Felipe, Maria Vitória da Silva; http://lattes.cnpq.br/4018311904129597 (RecifeBrasil, 2019-06-25)Este estudo visa refletir sobre como a Geografia Escolar voltado ao fundamental II está sendo utilizada formalmente dentro do universo de escola quilombola Ernesto Geisel em Lagoa do Carro – PE, refletindo principalmente ... -
Lugar de memória e sua relação com a fé uma análise do centro de instrução bíblico visual, Cruzeiro de Poção-PE
Costa, Maria Isabel de Souza; http://lattes.cnpq.br/5891703907367298 (RecifeBrasil, 2022-11-11)O Centro de Instrução Bíblico Visual Cruzeiro de Poção, foi construído e idealizado por Frei Henrique Bröker, natural da Alemanha, no ano de 1961 na cidade de Poção-PE. O processo de construção do Cruzeiro de Poção, trouxe ... -
Pedagogia do Fazer: um caminho para a crítica pós-colonial nas escolas waldorf.
Calheiros, Cristina Maria de Albuquerque Pontes; http://lattes.cnpq.br/6096077759162630; Lima, Allan Matteus Vieira Oliveira; http://lattes.cnpq.br/1139666087464289 (RecifeBrasil, 2002-12-01)A epistemologia pós-colonial traz à tona o apagamento da diversidade cultural e étnica do mundo. A pedagogia Waldorf foi criada em 1919, e durante as últimas décadas vem sendo implementada de maneira muito parecida com o ... -
Pernambuco e sua cultura : uma experiência com a disciplina eletiva no novo ensino médio em uma escola semi-integral do Recife - PE.
Melo, Marcela Cristina Gonçalves de; http://lattes.cnpq.br/8742021478623770 (RecifeBrasil, 2023-05-16)Este artigo discute a implantação de uma disciplina eletiva, construída no contexto do Novo Ensino Médio (NEM), em uma escola de referência do governo do estado, em Recife, Pernambuco. O NEM surge como uma resposta ... -
Prática curricular de geografia na educação de jovens e adultos do IFPE: na modalidade PROEJA no campus Recife e campus Cabo de Santo Agostinho.
Lima, Elda Maria de; http://lattes.cnpq.br/7415727953879305 (RecifeBrasil, 2019-06-27)O objetivo desse trabalho é analisar a prática curricular do ensino de Geografia na modalidade PROEJA, considerando que este programa faz parte da proposta central das Políticas Educacionais voltadas para um público ... -
O tecer das memórias: os desenhos das paisagens infantis nos espaços públicos de brincar na cidade de Igarassu – PE
Farias, Laís Lira Veloso de; http://lattes.cnpq.br/5264754038557302 (RecifeBrasil, 2023-08-04)Esta pesquisa tem por objetivo compreender a paisagem do brincar de crianças do 5.º ano da Escola Municipal Vereador José Francisco Ferreira, no município de Igarassu/PE. Neste sentido, através dos pressupostos estabelecidos ... -
Terreiro Palácio de Yemanjá : um espaço de Educação ambiental e cultural de colonial Olindense.
Guerra Júnior, Alessandro Augusto; http://lattes.cnpq.br/6869287660592947 (RecifeBrasil, 2023-01-18)Este artigo visa fazer uma discussão na perspectiva decolonial da importância do terreiro de candomblé Palácio de Yemanjá, em Olinda-PE, como espaço de educação não formal na promoção da educação ambiental e cultural. ... -
O uso de experimentos gravados no ensino de Química
Oliveira, Jhonathan Lima de; http://lattes.cnpq.br/2962474011925402 (BarreirosBrasil, 2018-08-31)O presente trabalho investigou o uso de experimentos gravados no ensino de química e suas contribuições no processo de ensino-aprendizagem dos conceitos de química, analisando a importância dos aspectos metodológicos na ...