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    Terreiro Palácio de Yemanjá : um espaço de Educação ambiental e cultural de colonial Olindense.

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    Trabalho de Conclusão de Curso (327.4Kb)
    Date
    2023-01-18
    Author
    Guerra Júnior, Alessandro Augusto
    http://lattes.cnpq.br/6869287660592947
    Metadata
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    Abstract
    Este artigo visa fazer uma discussão na perspectiva decolonial da importância do terreiro de candomblé Palácio de Yemanjá, em Olinda-PE, como espaço de educação não formal na promoção da educação ambiental e cultural. A pergunta que guia a pesquisa, partindo da perspectiva decolonial é: como o terreiro Palácio de Yemanjá, em Olinda, promove educação ambiental e cultural como espaço de educação não formal? Durante a história do Brasil, fruto do colonialismo, o povo negro escravizado e suas religiões afrobrasileiras, em especial o candomblé, foram silenciadas e suas práticas demonizadas. Através da revisão bibliográfica, alguns aspectos do candomblé vão ser destacados, como a relação de preservação da Natureza, os Orixás, os sincretismos, a ancestralidade, a ética, a hierarquia, as simbologias e outros pontos de vista políticos, sociais, ecológico, ambientais e culturais que são somados ao campo educativo, como espaços de educação não formal. O estudo classifica-se como qualitativo exploratório e descritivo, caracterizando como estudo de caso, partindo de uma perspectiva decolonial, que se configura como uma das estratégias de estabelecer conhecimento vindo dos subalternos, como o povo de terreiro, estabelecendo um contraponto político por um marco imposto pelo colonialismo. Não obstante as práticas e os saberes serem formas de resistência e apontarem a outras possibilidades de vida que se aproximam da ecologia de saberes e do Bem Viver, o popularmente chamado Terreiro de Pai Edu assume relevância de educação ambiental e cultural. Como espaço de educação não formal busca romper o processo de invisibilização dos povos de terreiros, da cultura afrodescendente no nosso país, e reforça o processo descolonizar o conhecimento, como outras formas de discriminações.
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/932
    Collections
    • Especialização em Educação Ambiental e Cultural
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