O tecer das memórias: os desenhos das paisagens infantis nos espaços públicos de brincar na cidade de Igarassu – PE
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Data
2023-08-04Autor
Farias, Laís Lira Veloso de
http://lattes.cnpq.br/5264754038557302
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Esta pesquisa tem por objetivo compreender a paisagem do brincar de crianças do 5.º
ano da Escola Municipal Vereador José Francisco Ferreira, no município de
Igarassu/PE. Neste sentido, através dos pressupostos estabelecidos pela Geografia
da Infância, entendemos a necessidade de explorar os espaços públicos para brincar
dessas infâncias, sob suas perspectivas. Visto que o desenho é uma das principais
formas de expressão na infância, utilizamos atividades com mapas afetivos para
analisar os lugares e as paisagens infantis do brincar, e compreender suas noções
espaciais e cartográficas, a partir do letramento geográfico e da alfabetização
cartográfica. A metodologia utilizada neste estudo se caracteriza por ser de cunho
qualitativo e participativo, dividida em três fases: a primeira é constituída pela
compreensão das crianças sobre o conceito de paisagem e os elementos que a
compõem, tanto os naturais como os urbanos; na segunda fase, trabalhamos a
paisagem sob a perspectiva do movimento e do sentir através do brincar; por último,
realizamos entrevistas semiestruturadas para entender os significados e as
ressignificações dos lugares representados. O lugar e a paisagem atuam juntos,
despertando o sentimento de pertença do ser ao seu espaço vivido e criando
memórias que são tecidas na construção social e cultural de cada indivíduo atuante
neste meio. As questões investigativas que balizam o nosso estudo são: Como as
crianças percebem e concebem a paisagem? Há relação entre a paisagem e o
brincar? Qual é o papel da memória na construção da paisagem para crianças? Por
meio dos resultados obtidos, pudemos concluir que existem diversas formas de
representação da paisagem e do lugar de brincar dentro de um mesmo espaço, onde
os indivíduos percebem e concebem o espaço geográfico a partir de suas vivências.
Nas análises dos desenhos, percebemos que as crianças dão destaque às suas
territorialidades nos espaços públicos de brincar, e sempre dão visibilidade aos seus
espaços de brincar, até mesmo quando esses lugares possuem espaços para o lazer
dos adultos. Assim, os espaços e as paisagens representadas pelos estudantes do
5.° ano são as suas ruas, a praça, o campo de futebol e o Sítio Histórico da cidade de
Igarassu.
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