Pernambuco e sua cultura : uma experiência com a disciplina eletiva no novo ensino médio em uma escola semi-integral do Recife - PE.
Visualizar/ Abrir
Data
2023-05-16Autor
Melo, Marcela Cristina Gonçalves de
http://lattes.cnpq.br/8742021478623770
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este artigo discute a implantação de uma disciplina eletiva, construída no contexto do
Novo Ensino Médio (NEM), em uma escola de referência do governo do estado, em
Recife, Pernambuco. O NEM surge como uma resposta curricular a diversos
problemas sociais no país, num contexto de repressão aos movimentos sociais e de
falta de diálogo entre as universidades e a sociedade civil organizada. A disciplina foi
nomeada "Pernambuco e Sua Cultura" e inclui aspectos ambientais da geografia da
cidade do Recife. Adotou-se uma perspectiva pós-colonial desde o planejamento,
passando pela execução, até a sua culminância, com ricos debates que envolvem
questões, como: ancestralidade, origem do povo brasileiro, valor da cultura popular,
resistência pernambucana e religiões afro-brasileiras. Conteúdos, como: Movimento
Manguebeat e as ideias de Chico Science; maracatu, rural e nação; variações do coco;
ciranda; cavalo marinho; frevo; e artistas contemporâneos do estado despertaram a
reflexão e o interesse de vários alunos pela cultura local, o que expressa a importância
de uma disciplina como essa, principalmente enquanto movimento contra hegemônico à colonização de ideias e formas de expressão.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: