A geografia escolar como instrumento de fortalecimento da identidade territorial do quilombo Barro Preto, Lagoa do Carro – PE
Visualizar/ Abrir
Data
2019-06-25Autor
Felipe, Maria Vitória da Silva
http://lattes.cnpq.br/4018311904129597
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este estudo visa refletir sobre como a Geografia Escolar voltado ao fundamental II
está sendo utilizada formalmente dentro do universo de escola quilombola Ernesto
Geisel em Lagoa do Carro – PE, refletindo principalmente nas possibilidades de
aplicação acerca do conceito de identidade territorial e sua importância em seu
fortalecimento. Investigar como essa escola está se adequando a legislação vigente
que a legitima enquanto escola quilombola, investigando e observando se essa
adaptação é canônica ou não, além de compreender como se configura a relação dos
remanescentes para com seu território e o que fortalece essa relação na opinião dos
estudantes. A análise dessa situação se debruçou sobre uma metodologia de
pesquisa de natureza qualitativa com observações, entrevistas e dinâmicas
relacionadas a temática. O resultado se baseia nas experiências e palavras dos atores
principais dessa pesquisa: O ambiente escolar e a Comunidade Quilombola de Barro
Preto – PE.