Aplicação de oficinas didático-pedagógicas sobre o solo em escolas de Lagoa de Itaenga-PE
Visualizar/ Abrir
Data
2023-08-03Autor
Silva, Geyza Matos Santana da
http://lattes.cnpq.br/3629279255955926
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O solo é um elemento de extrema importância para a manutenção da vida na Terra, exercendo diversas funções ecossistêmicas. No entanto, os processos avançados de degradação que afetam o solo ao longo do mundo indicam que mesmo ele sendo tão necessário, vem sendo negligenciado. Nesse sentido, a educação em solos é fundamental para o desenvolvimento de uma consciência crítica, social e ambiental na sociedade. Este trabalho tem como objetivo contribuir com o processo de ensino-aprendizagem sobre solos através da aplicação de oficinas didático-pedagógicas em escolas da educação básica de Lagoa de Itaenga – PE. Por tanto, como metodologia adotada foi a pesquisa participativa, cuja abordagem teve o cunho qualitativo, onde os procedimentos foram aplicar um questionário prévio às oficinas didáticas com estudantes das escolas campo para verificar o nível de entendimento deles sobre a temática solo. Com os resultados do primeiro questionário foram planejadas oficinas didáticas sobre solos utilizando de metodologias ativas para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem, através de experimentos e de jogos, para ser possível haver uma relação entre teoria e prática. Foi desenvolvido um jogo didático visando facilitar a compreensão sobre as classes de solos do Brasil, esse jogo objetivou tornar o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e divertido. Para identificar a contribuição dessa metodologia ativa no processo de aprendizagem dos estudantes foi aplicado um questionário pós-oficina. Como resultados observou-se que os estudantes participantes possuíam uma bagagem prévia de conhecimentos sobre a temática solos, mas, que em alguns temas como a degradação do solo, fatores de formação e as classes de solo eram necessários alguns reforços. As oficinas didáticas contaram com a participação e entusiasmo dos estudantes diante da realização dos experimentos e jogos. A utilização de metodologias ativas pode colaborar e facilitar a aprendizagem dos estudantes, tanto do ensino médio quanto do fundamental, pois possibilita visualizar na prática o que é trabalhado de forma teórica. Verificou-se uma melhora no percentual de acertos dos estudantes no questionário pós-oficinas, estima-se que essa melhoria possa estar relacionada com a aplicação das oficinas didáticas sobre solo.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: