O diálogo entre a educação ambiental crítico-transformadora e a capoeira Angola : a percepção da experiência no centro de pesquisa e prática nº Golo capoeira Angola, no Agreste de Pernambuco.
Visualizar/ Abrir
Data
2023-06-06Autor
Silva, Ivison Renato Vasconcelos
http://lattes.cnpq.br/0261100595700244
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A Capoeira Angola se apresenta como possibilidade concreta de resistência e de luta contra a dominação que contribui para a atual ruína ecossistêmica. Com o objetivo de compreender a relação entre a Educação Ambiental crítico-transformadora e a Capoeira Angola, a partir da perspectiva da prática do Centro de Pesquisa e Prática N'Golo Capoeira Angola, em Bezerros/PE; a pesquisa foi conduzida utilizando uma abordagem qualitativa, com ênfase etnográfica. Sua coleta foi realizada no Centro de Prática e Pesquisa N'Golo Capoeira Angola a partir do estudo bibliográfico, observação participante, levantamento documental e entrevistas com atores-chave. A partir da análise e interpretação qualitativa dos dados, considerando a vivência do pesquisador, foi possível ampliar a compreensão da relação homem-natureza, cuja integração é cada vez mais profunda; do reconhecimento e da valorização dos saberes tradicionais frente aos paradigmas modernos; da ancestralidade que, fortalecida pelas cosmovisões, tem sido um alicerce central na vanguarda da resistência e da perspectiva crítica de mundo que visa transformar esta realidade, utilizando-se de ferramentas plurais e sinérgicas. Essa percepção propiciou entender que a Educação Ambiental crítico-transformadora e a Capoeira Angola, para além das conexões existentes, podem se fortalecer mutuamente quando combinadas em prol de seus objetivos comuns. Em suma, este estudo proporcionou significativas contribuições para alcançar os objetivos propostos, porém, ressalta-se a necessidade de aprofundamento dessa temática, reconhecendo que o aprendizado é um processo contínuo, pois “Angola é longe”.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: