Pedagogia do Fazer: um caminho para a crítica pós-colonial nas escolas waldorf.
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Data
2002-12-01Autor
Calheiros, Cristina Maria de Albuquerque Pontes
http://lattes.cnpq.br/6096077759162630
Lima, Allan Matteus Vieira Oliveira
http://lattes.cnpq.br/1139666087464289
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A epistemologia pós-colonial traz à tona o apagamento da diversidade cultural e étnica do mundo. A pedagogia Waldorf foi criada em 1919, e durante as últimas décadas vem sendo implementada de maneira muito parecida com o proposto pelo seu criador, pensada a partir de um local e época específica. Há um pouco mais de uma década surge a Pedagogia do Fazer com o intuito de criar uma escola Waldorf dentro de uma fazenda de produção coletiva de alimentos. Nosso objetivo neste trabalho foi identificar se a Pedagogia do Fazer poderia dialogar com uma proposta pós-colonial na pedagogia Waldorf. Notamos que vários pontos da Pedagogia do Fazer conseguem conversar com a crítica pós-colonial, entretanto, para a real crítica de uma educação pós-colonial que busque potencializar a multiculturalidade dos povos e objetive criar uma sociedade mais justa, ainda são necessários mais diálogo e compromisso.