• Início
  • Portal IFPE
  • Sobre
  • Ajuda
    • Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
    • Campus Recife
    • Especialização em Educação Ambiental e Cultural
    • Ver item
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
    • Campus Recife
    • Especialização em Educação Ambiental e Cultural
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Pedagogia do Fazer: um caminho para a crítica pós-colonial nas escolas waldorf.

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    Artigo (330.4Kb)
    Data
    2002-12-01
    Autor
    Calheiros, Cristina Maria de Albuquerque Pontes
    http://lattes.cnpq.br/6096077759162630
    Lima, Allan Matteus Vieira Oliveira
    http://lattes.cnpq.br/1139666087464289
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    A epistemologia pós-colonial traz à tona o apagamento da diversidade cultural e étnica do mundo. A pedagogia Waldorf foi criada em 1919, e durante as últimas décadas vem sendo implementada de maneira muito parecida com o proposto pelo seu criador, pensada a partir de um local e época específica. Há um pouco mais de uma década surge a Pedagogia do Fazer com o intuito de criar uma escola Waldorf dentro de uma fazenda de produção coletiva de alimentos. Nosso objetivo neste trabalho foi identificar se a Pedagogia do Fazer poderia dialogar com uma proposta pós-colonial na pedagogia Waldorf. Notamos que vários pontos da Pedagogia do Fazer conseguem conversar com a crítica pós-colonial, entretanto, para a real crítica de uma educação pós-colonial que busque potencializar a multiculturalidade dos povos e objetive criar uma sociedade mais justa, ainda são necessários mais diálogo e compromisso.
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/906
    Collections
    • Especialização em Educação Ambiental e Cultural
    Entre em contato | Deixe sua opinião
     

     

    Entre em contato | Deixe sua opinião