O uso de experimentos gravados no ensino de Química
Visualizar/ Abrir
Data
2018-08-31Autor
Oliveira, Jhonathan Lima de
http://lattes.cnpq.br/2962474011925402
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho investigou o uso de experimentos gravados no ensino de química e suas contribuições no processo de ensino-aprendizagem dos conceitos de química, analisando a importância dos aspectos metodológicos na utilização de vídeos. Para tanto, situa e define como categorias conceituais de referência para realização do trabalho as TICs na educação; recursos digitais; vídeos; experimentação; e o ensino de química. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter experimental envolvendo estudantes de uma escola da rede estadual no município de Rio Formoso/PE. Os sujeitos da pesquisa foram estudantes de três turmas do 1o ano do ensino médio, além da docente de química. As turmas, foram divididas em 3 (três) grupos: o Grupo Experimental (GE), onde a metodologia privilegia a utilização de vídeos com experimentos gravados em articulação com uma metodologia construída pare este fim; o Grupo Controle (GC), que vivenciou apenas a exposição dos vídeos, sem uma abordagem metodológica diferenciada; e o Grupo Controle complementar (GCC), em que as aulas de química foram isentas dessas variáveis. Com isso, buscou-se avaliar os resultados no desempenho dos estudantes nas diferentes abordagens no desenvolvimento das intervenções. A coleta de dados utilizou como instrumento pré-testes e o pós-testes em cada intervenção, além de uma entrevista semiestruturada com a docente. Os resultados indicam que o uso de vídeos com experimentos gravados auxilia na aquisição dos saberes conceituais química. Porém, quando a intervenção docente é planejada e organizada em uma sequência didática pedagogicamente fundamentada o desempenho dos estudantes é expressivamente melhor em comparação com as situações em que tais variáveis não estão presentes. O debate e a reflexão do vídeo promovem um efeito positivo na aprendizagem, favorecendo a construção de uma aprendizagem significativa
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: