Dissertações Defendidas no IFPE: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 61-80 of 171
-
Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICS) na aprendizagem do estudante: experiência com o Jogo Quizizz
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-24)As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) estão cada vez mais sendo incorporadas nas práticas educativas, ainda que no Brasil perdure desigualdades que limitam o acesso à grande parte dos estudantes em ... -
A Educação Profissional e Tecnológica de jovens e adolescentes em medida socioeducativa: iniciativas no âmbito do Instituto Federal de Pernambuco
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-23)A pesquisa versa sobre a oferta de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para o público de jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade e violação de direitos, no âmbito do Instituto Federal de Educação Ciência ... -
Análise das ocorrencias de eventos hidrológicos extremos e ações de adaptação nos municípios da Região Metropolitana do Recife - Pernambuco
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERecifePrograma de Mestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2022-06-13)As mudanças climáticas proporcionam a ocorrência de desastres, principalmente em locais com ocupações irregulares, trazendo muitas vezes efeitos irreversíveis. Diante deste cenário, esta pesquisa teve como principal ... -
Tratamento de efluente de água/óleo por adsorção em um setor de lavagem de peças automotiva em EVA, carvão ativado e produto comercial à base de fibras vegetais
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERecifePrograma de Mestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2019-11-29)O processo de lavagem de peças de veículos é uma atividade que utiliza elevados volumes de água e gera efluentes que possuem turbidez, Demanda Química de Oxigênio (DQO) e Óleos e Graxas (O&G) elevados, o que lhe ... -
Ferramenta para avaliação de maturidade dos projetos básicos ambientais (PBAs) de obras industriais e de infraestruturas
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERecifePrograma de Mestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2016-12-16)O Projeto Básico Ambiental (PBA) é um importante instrumento de controle ambiental na implantação de obras e instituído pela Política Nacional do Meio Ambiente. A sua execução é realizada durante o processo de Licenciamento ... -
Comunidades estratégicas de apoio ao empreendedorismo: estudo do impacto socioambiental em “Comunidade B” de Pernambuco
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERecifePrograma de Mestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2021-07-30)Os desafios sociais e ambientais são gigantes no Brasil e claramente o Governo, as organizações da sociedade civil e os cidadãos não dão conta de resolver os problemas sozinhos. Negócios mais conscientes que compreendem ... -
Análise da gestão de resíduos sólidos em conjunto habitacional: um estudo no Villa das Jaqueiras, Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERecifePrograma de Mestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2021-08-31)A análise da gestão de resíduos sólidos do Villa das Jaqueiras, condomínio vertical do Programa “Minha Casa, Minha Vida”, localizado na cidade de Jaboatão dos Guararapes, estado de Pernambuco, se faz necessária, ao ... -
Gestão democrática: participação docente na gestão do currículo do ensino médio integrado
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-31)Esta pesquisa teve como objeto de estudo a gestão democrática e sua relação com a gestão do currículo. A investigação teve como objetivo geral analisar as formas de participação dos docentes no processo de tomada de ... -
Selo Pernambuco Mais Sustentável: proposta de certificação para produtos primários in natura de origem vegetal no Estado de Pernambuco
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERecifePrograma de Mestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2021-12-15)O mercado de alimentos busca criar mecanismos cada vez mais eficientes que garantam a qualidade final do produto, o cumprimento dos padrões sanitários exigidos pelos órgãos de fiscalização e a mitigação dos impactos gerados ... -
A divulgação da sustentabilidade ambiental no poder judiciário brasileiro: um estudo de caso no âmbito do Tribunal de Justiça de Pernambuco
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERecifePrograma de Mestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2021-12-15)Planos de comunicação são importantes ferramentas de gerenciamento para atingir objetivos e metas estabelecidas. A comunicação é condição básica e primordial para o sucesso de projetos, principalmente os de grande ... -
Avaliação da viabilidade tecnológiva do sitema AETRAPP.ORG aplicado ao monitoramento de AEDES AEGYPTI utilizando ovitrampas e sistema integrado de contagem por visão compatacional
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERecifePrograma de Mestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2021-11-29)O mosquito Aedes aegypti tem apresentado graves impactos para os sistemas de saúde em nível global. O Brasil foi um dos países mais impactados e tem sido assolado por doenças transmitidas por vetores, como Dengue, Zika e ... -
Inclusão de estudantes com deficiência: representações sociais construídas por professores(as) de cursos técnicos subsequentes
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-25)A temática da inclusão da pessoa com deficiência vem sendo discutida em diferentes segmentos da sociedade. Nesta pesquisa, buscamos analisar as representações sociais de inclusão de discentes com deficiência construídas ... -
Um olhar discursivo sobre a extensão e a formação omnilateral de estudantes do IFPE -Campus Palmares
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-15)Esta pesquisa teve por objetivo compreender, a partir do discurso dos estudantes, a importância da Extensão para a formação humana numa perspectiva omnilateral. Os objetivos específicos foram: identificar nos discursos ... -
Vibrações do silêncio na Educação Inclusiva: mediações possíveis no ensino de Música para pessoas com Surdez
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-07-19)Tomando-se como referência a formação humana integral, a presente dissertação de mestrado estabelece um diálogo entre a teoria Histórico-Crítica e a Histórico-Cultural, visando tratar das possibilidades de aproximação ... -
Relação teoria e prática na formação do técnico em edificações no ensino médio integrado
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-07-04)Esta pesquisa tem por objetivo geral analisar a relação teoria e prática na formação dos estudantes do Curso Técnico em Edificações, Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) ... -
Evasão escolar: representações sociais construídas por estudantes evadidos do Curso Técnico Subsequente em Eletroeletrônica do IFPE – Campus Afogados da Ingazeira
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaBrasil, 2022-07-01)A evasão escolar atinge todos os níveis e modalidades de ensino, incluindo a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Nesta pesquisa, tivemos, como objetivo geral, analisar as representações sociais de evasão escolar ... -
Formação de professores iniciantes para o Ensino Médio Integrado: necessidades formativas ao desenvolvimento profissional
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaBrasil, 2022-06-07)A presente dissertação trata da formação de professores em início de carreira para atuação na Educação Profissional e Tecnológica, analisando a questão, a partir da realidade de uma Instituição de Ensino, que compõe a Rede ... -
Concepção entre teoria e prática na formação de técnicos em enfermagem para atuação no Sistema Único de Saúde
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaBrasil, 2021-12-17)Este estudo teve por objetivo analisar a formação do Técnico em Enfermagem para atuação no Sistema Único de Saúde (SUS). A pesquisa abrangeu três temas de grande relevância para a sociedade brasileira: a saúde pública, a ... -
Juventude e educação profissional: sentidos atribuídos ao curso técnico em Informática para Internet integrado ao Ensino Médio
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaBrasil, 2021-08-31)Esta pesquisa teve como objetivo compreender os sentidos atribuídos ao Ensino Médio Integrado e como estes se articulam com a construção dos projetos de vida dos estudantes do Curso Técnico em Informática para Internet ... -
Avaliação do licenciamento ambiental simplificado declaratório para atividades de baixo potencial poluidor no estado de Pernambuco
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2021-11-30)A Avaliação de Impactos Ambientais (AIA) e o Licenciamento Ambiental (LA) são instrumentos de grande importância para a gestão ambiental, mesmo assim, são comuns as críticas pela falta de clareza e incertezas sobre seus ...