A extensão como instrumento de fortalecimento da formação para a cidadania no Ensino Médio Integrado
Visualizar/ Abrir
Data
2023-09-25Autor
Formiga, Maria Martins
http://lattes.cnpq.br/7541734353112165
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O Ensino Médio Integrado (EMI) é uma das modalidades ofertadas nos Institutos Federais e visa formar educandos em uma perspectiva integral, ou seja, garantir uma formação técnica e humana. Assim, acreditamos que a extensão, ao estimular processos de aprendizagem em contexto comunitário, pode contribuir com essa formação holística. Nesse contexto, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) implementa o Programa Institucional de Bolsa de Extensão e Cultura (PROBEXC) que atende aos 21 campi da Instituição e este Programa se constitui como uma política com possibilidades de desenvolver aprendizagens em comunidade. Nesta pesquisa, tivemos como objetivo compreender como as ações extensionistas desenvolvidas pelos coordenadores e discentes contribuem para a formação do aluno numa perspectiva de Formação para a cidadania no Ensino Médio Integrado em uma instituição da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. A investigação possui natureza qualitativa, tendo como modalidade a realização de um estudo de campo. Para tanto, selecionamos documentos e realizamos entrevistas com coordenadores, estudantes envolvidos com projetos de extensão a partir do PROBEXC. Após a recolha/produção de dados procedemos à análise de conteúdo. Em seguida efetuamos a triangulação das fontes de evidências, a fim de compreendermos sentidos dos dados e como eles corroboram a questão central desta pesquisa. O estudo identifica como o desenvolvimento de valores, atitudes e comportamentos relacionados à educação para a cidadania, a partir do PROBECX pode trazer contributos para a formação integral dos estudantes e para o fortalecimento da extensão como prática educativa no EMI.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: