Itens para a visualização no momento 34-53 of 159

    • Concentrador solar disco parabólico de foco fixo para pasteurização solar da água 

      Cerqueira, Tiago Batista; http://lattes.cnpq.br/3208849742089383 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPECampus RecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2018-03-11)
      A água é um recurso essencial a vida que deve atender a parâmetros de potabilidade para que não ofereça riscos à saúde humana. Anualmente morre milhões de pessoas no mundo por doenças de veiculação hídrica, principalmente ...
    • Concepção entre teoria e prática na formação de técnicos em enfermagem para atuação no Sistema Único de Saúde 

      Lanes, Marilene Davis; http://lattes.cnpq.br/4850551671357535 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaBrasil, 2021-12-17)
      Este estudo teve por objetivo analisar a formação do Técnico em Enfermagem para atuação no Sistema Único de Saúde (SUS). A pesquisa abrangeu três temas de grande relevância para a sociedade brasileira: a saúde pública, a ...
    • Concepções de Currículo Integrado nas práticas curriculares do PROEJA 

      Silva, Gerlangi da Conceição; http://lattes.cnpq.br/2360613976324327 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPTBrasil, 2023-10-05)
      Esta pesquisa tem por objetivo geral compreender as concepções de currículo integrado nas práticas curriculares do Curso Técnico em Refrigeração e Climatização na modalidade Integrado PROEJA, do Instituto Federal de Educação, ...
    • A contribuição da economia verde associada a educação ambiental para sustentabilidade socioambiental de mercados públicos. Estudo de caso: mercado público de Casa Amerela - Recife/PE 

      Santana, Iara Cristina da Silva; http://lattes.cnpq.br/1019313353366149 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPECampus RecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2018-07-04)
      O presente estudo busca analisar como os princípios da economia verde podem mitigar a problemática ambiental em mercados públicos, utilizando a Educação Ambiental como potenciliadora nas discussões que abrangem as relações ...
    • Contribuições da implementação de um projeto de aprendizagem baseado na metodologia G5 Ambiental para a formação do sujeito ecológico em uma escola de Pernambuco. 

      Lima, Thiago José Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/9322443838207173 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERecifePrograma de Mestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2023-08-31)
      A Educação ambiental refere-se a um processo de ensino e aprendizagem que visa a conscientização sobre as questões relacionadas ao meio ambiente. Essa forma de educação está interligada a Ecocidadania, termo que envolve ...
    • Contribuições de Gramsci e Freire à formação humana integral: reflexões sobre o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional 

      Tenório, Ricardo de Paiva; http://lattes.cnpq.br/4360515995310487 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaBrasil, 2022-08-22)
      Este trabalho de pesquisa de mestrado procurou discutir as concepções de formação humana assumidas nos cursos de Ensino Médio Integrado com o profissionalizante adotado no Instituto Federal de Educação Tecnológica de ...
    • Contribuições do curso superior de tecnologia em gestão ambiental do IFPE para a formação do sujeito ecológico 

      Maia, Maria da Conceição Reis; http://lattes.cnpq.br/8258521761994946 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPECampus RecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2015-09-30)
      O presente trabalho apresenta um estudo sobre as contribuições do Curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Recife, para formação do ...
    • Contribuições do Pedagogo para o planejamento curricular do Ensino Médio Integrado 

      Silva, Luciana Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/5737201277638794 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2021-03-01)
      Esta pesquisa objetivou compreender as contribuições do pedagogo para o processo de planejamento curricular do EMI enquanto elemento constituinte da prática docente. Embasando o referencial teórico, tivemos autores como ...
    • Contribuições dos bibliotecários de uma instituição de educação profissional, científica e tecnológica para a promoção do desenvolvimento sustentável. 

      Sena, Adna Márcia Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/7940298056523958 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2024-03-07)
      A presente pesquisa de mestrado profissional tem por objetivo geral analisar as contribuições dos bibliotecários do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) para o alcance dos princípios de sustentabilidade propostos no ...
    • Controle de vetores em saúde ambiental: atividade larvicida de óleo essencial de Croton rhamnifolioides encapsulado em nanossistema polimérico frente ao mosquito Aedes aegypti 

      Santos, Andréia Gregório da Silva; http://lattes.cnpq.br/9489255864130103 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPECampus RecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2018-09-14)
      Aedes aegypti é o mosquito com maior dispersão em áreas urbanas do mundo e de grande importância para a medicina por se tratar de um vetor de quatro sorotipos do flavivírus, agente causador da dengue clássica. Não existe ...
    • O crescimento do mercado de alimentos orgânicos e as variáveis determinantes na sua oferta e procura em Recife, Pernambuco, Brasil 

      Spinelli, Priscylla Santos da Silva; http://lattes.cnpq.br/4240054705190379 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPECampus RecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2019-04-15)
      Esta pesquisa demonstra a ascensão de uma mudança de cultura de consumo de alimentos produzidos de forma tradicional para aqueles sem uso de agrotóxico, demonstrando esta evolução através de uma Educação Ambiental adquirida ...
    • Currículo do Curso Técnico em Petroquímica numa perspectiva das relações de trabalho 

      Barbosa, Quelsen Teixeira; http://lattes.cnpq.br/4094584404711849 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-22)
      Este trabalho teve por objetivo analisar no currículo do Curso Técnico em Petroquímica, ofertado pelo Instituto Federal de Educação de Pernambuco (IFPE), Campus Ipojuca, a concepção de formação para o mundo do trabalho. ...
    • O currículo integrado nas representações sociais de professores(as) do Ensino Médio Integrado do IFPE – Campus Recife 

      Monteiro, Danielle Muniz Macario; http://lattes.cnpq.br/8889244634478124 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2022-08-30)
      O currículo integrado no Ensino Médio Integrado é uma tentativa de superação de um ensino fragmentado, visando desenvolver a formação humana integral dos estudantes. Neste trabalho, tivemos, como objetivo geral, analisar ...
    • Desenvolver uma solução computacional para otimização dos sistemas de resíduos em comunidades: protótipo desenvolvido no bairro dos Coelhos, Recife, PE 

      Silva Júnior, Ozandir Frazão da; http://lattes.cnpq.br/9883082131593062 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERecifePrograma de Mestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2023-02-09)
      Os resíduos são descarte de matéria a partir de atividades do homem, e a disposição inadequada deles pode ocasionar sérios problemas à saúde e ao meio ambiente. Os resíduos na cidade do Recife são destinados incorretamente ...
    • Desenvolvimento de aplicativo móvel para comunicar desastres e crimes ambientais ocorridos nos municípios da Região Metropolitana do Recife 

      Silva, Wolney Alexandre Pereira da; http://lattes.cnpq.br/3792288720662080 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERecifePrograma de Mestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2023-11-30)
      Tendo em vista a necessidade de uma solução tecnológica, que possibilite aos cidadãos comunicarem às autoridades ocorrências de desastres e crimes ambientais na Região Metropolitana do Recife, aumentando e melhorando ...
    • Desenvolvimento de um sistema de informações geográficas aplicado à fiscalização do uso dos recursos hídricos no Estado de Pernambuco (SIGFIS) 

      Ferreira, Hélvio Alessandro de Lima; http://lattes.cnpq.br/7466187405947442 (Instituto Federal de PernambucoIFPERecifeMestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2020-02-05)
      A gestão dos recursos hídricos no Brasil e no mundo tem passado por transformações ao longo da história. Ultimamente um dos grandes desafios nesta gestão é a busca pela diminuição de conflitos relacionados às diversas ...
    • Desenvolvimento metodológico para avaliação de desempenho ambiental em processos de usinagem de metais 

      Câ m a r a , J é s s i c a M o n f o rt P e r e i r a; http://lattes.cnpq.br/8755094289230981 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPEIFPERecifeRecifePrograma de Mestrado Profissional em Gestão AmbientalPrograma de Mestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasilBrasil, 2022-06-09)
      No setor industrial, é perceptível a crescente preocupação das empresas com as temáticas ambientais, visando não apenas melhorar sua imagem perante seus stakeholders, mas também a redução de desperdícios nos processos ...
    • Design de uma prática profissional sistematizada no curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho 

      Lima, Koenigsberg Lee Ribeiro de Andrade; http://lattes.cnpq.br/0083891712704927 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2021-05-21)
      Esta pesquisa teve como objetivo conceber e validar uma proposta pedagógica sistematizada para a condução da prática profissional direcionada aos estudantes dos cursos Técnicos Subsequentes em Segurança do Trabalho no ...
    • Diretrizes para o planejamento ambiental: uma construção para a microbacia hidrográfica de Apipucos, Recife, Pernambuco, Brasil. 

      Silva, Silvana Paula Valdevino da; http://lattes.cnpq.br/8251180886827835 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoIFPERecifePrograma de Mestrado Profissional em Gestão AmbientalBrasil, 2022-08-25)
      O planejamento ambiental é fundamental no enfrentamento aos eventos extremos das mudanças climáticas e das transformações oriundas de ações antrópicas, que cada vez mais influenciam nas mudanças da paisagem urbana. Os ...
    • A disciplina de Língua Inglesa no Ensino Médio Integrado: perspectivas de desenvolvimento de uma consciência intercultural crítica 

      Santos, Daiana Sales de Freitas; http://lattes.cnpq.br/2132608415397177 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus OlindaIFPEOlindaPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoBrasil, 2019-08-28)
      Na atualidade, o ensino de língua inglesa tem demandado algumas reconfigurações, discutindo-se principalmente a proposta de um ensino mais crítico de línguas. Neste novo contexto de ensino-aprendizagem anseia-se por práticas ...