Contribuições da implementação de um projeto de aprendizagem baseado na metodologia G5 Ambiental para a formação do sujeito ecológico em uma escola de Pernambuco.
Visualizar/ Abrir
Data
2023-08-31Autor
Lima, Thiago José Bezerra de
http://lattes.cnpq.br/9322443838207173
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A Educação ambiental refere-se a um processo de ensino e aprendizagem que visa a
conscientização sobre as questões relacionadas ao meio ambiente. Essa forma de educação está
interligada a Ecocidadania, termo que envolve a ideia da necessidade de cada indivíduo adotar
práticas de consumo consciente, economizar recursos naturais, reduzir a produção de resíduos,
promover a reciclagem, apoiar energias renováveis e participar de iniciativas de conservação
ambiental. Por sua vez, a formação do sujeito ecológico envolve uma mudança fundamental
nas percepções, valores e atitudes de uma pessoa em relação ao mundo natural. Esse processo
de formação vai além da simples conscientização ambiental, busca uma transformação mais
profunda na maneira como um indivíduo se relaciona com o ambiente e compreende sua
interdependência com todos os seres vivos. À vista disso, esse estudo teve como abordagem a
pesquisa-ação com o objetivo compreender as possíveis contribuições da implementação de um
Projeto de Aprendizagem da unidade curricular “Ecocidadania em Prática: Oficina dos
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” baseado na metodologia G5 Ambiental para o
desenvolvimento de sujeitos ecológicos em uma escola da região da zona da mata sul do estado
de Pernambuco. A partir das bases teóricas que fundamentam esse trabalho, tornou-se viável
realizar uma pesquisa e coletar dados, utilizando-se a metodologia da análise narrativa, por
meio de seminários, oficinas, questionários semiestruturados e entrevistas. Os resultados
identificados contribuíram para que se compreendesse como o processo educativo do projeto
de aprendizagem colaborou para a formação ecológica de seus (suas) estudantes. Uma vez que
a pesquisa proporcionou, com a pesquisa-ação e a observação participante, perceber que os
estudantes do projeto buscavam apresentar trabalhos e participar atividades contendo
características ecológicas e com compromisso ativo e contínuo com os deveres, direitos e
responsabilidades em uma abordagem cidadã; como também, iniciaram de fato práticas de
como ser um ecocidadão, visto que, durante o projeto de aprendizagem, eles estavam portando
uma responsabilidade com a proteção do meio ambiente e a promoção da sustentabilidade
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: